FORMAÇÃO CONTINUADA DIALÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR TEÓRICO-PRÁTICO

Autores

  • Sílvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Antonia Maria Medeiros da Cruz Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Perspectiva Dialógica. Professores. Conhecimento

Resumo

Inserido no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, este trabalho propõe uma reflexão acerca das possíveis contribuições da perspectiva dialógica da linguagem para a formação continuada de professores de língua portuguesa. O aparato teórico traz alguns apontamentos acerca da teoria dialógica da linguagem, bem como sobre a formação continuada de professores de língua portuguesa, em que se articulam vozes de campos como a filosofia, a linguística e a educação. Tais pressupostos servem de base para uma breve descrição de experiência vivenciada num contexto de formação de professores no sertão de Pernambuco. Em linhas gerais, o estudo aponta para a necessidade de uma Formação Continuada Dialógica para professores de língua portuguesa, na qual diversas ideologias e vozes sociais possam ser articuladas e aproveitadas em busca de uma construção cada vez mais efetiva de conhecimento.

Biografia do Autor

Sílvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguistica e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Antonia Maria Medeiros da Cruz, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguistica e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Downloads

Publicado

04-04-2020

Como Citar

Silva Júnior, S. N. da, & Cruz, A. M. M. da. (2020). FORMAÇÃO CONTINUADA DIALÓGICA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR TEÓRICO-PRÁTICO. Revista Interfaces, 11(01), 118–127. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6060

Edição

Seção

Artigos