REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Variação linguística. Preconceito linguístico. Base Nacional Comum CurricularResumo
Ao considerar que a língua não é algo estático, mas mutável e dinâmico, é importante que a escola ajude os alunos a compreenderem a realidade linguística com suas contradições e variedades, sua estrutura e seu funcionamento. Dessa forma, dada a relevância dos conceitos de variação e preconceito linguístico nesse âmbito, entende-se que os documentos norteadores do ensino precisam abordá-los e enfatizar a importância de seu estudo. Nosso objetivo nesse artigo é investigar a Base Nacional Comum Curricular, publicada em 2017, para o Ensino Fundamental, com o intuito de analisar se a abordagem feita pelo documento aos conceitos em estudo está em consonância com as pesquisas atuais da Sociolinguística. Partiremos dos estudos de Busse (2010; 2015), Bortoni-Ricardo (2005), Monteiro (2000), Oliveira (2005) Oliveira et al. (1989), Tarallo, (2005) entre outros. Como resultados, obtivemos a percepção de que os conceitos são abordados pelo documento, em alguns momentos, de forma coerente com os teóricos da área, porém, em outros, de forma incipiente e não aprofundada.Downloads
Publicado
04-04-2020
Como Citar
Busse, S., Ferreira, E. S., & Fenilli, L. M. F. (2020). REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Interfaces, 11(01), 12–23. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6034
Edição
Seção
Artigos