REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Sanimar Busse Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste http://orcid.org/0000-0003-3818-6579
  • Evelin Stefanie Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste
  • Lays Maynara Favero Fenilli Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste

Palavras-chave:

Variação linguística. Preconceito linguístico. Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Ao considerar que a língua não é algo estático, mas mutável e dinâmico, é importante que a escola ajude os alunos a compreenderem a realidade linguística com suas contradições e variedades, sua estrutura e seu funcionamento. Dessa forma, dada a relevância dos conceitos de variação e preconceito linguístico nesse âmbito, entende-se que os documentos norteadores do ensino precisam abordá-los e enfatizar a importância de seu estudo. Nosso objetivo nesse artigo é investigar a Base Nacional Comum Curricular, publicada em 2017, para o Ensino Fundamental, com o intuito de analisar se a abordagem feita pelo documento aos conceitos em estudo está em consonância com as pesquisas atuais da Sociolinguística. Partiremos dos estudos de Busse (2010; 2015), Bortoni-Ricardo (2005), Monteiro (2000), Oliveira (2005) Oliveira et al. (1989), Tarallo, (2005) entre outros. Como resultados, obtivemos a percepção de que os conceitos são abordados pelo documento, em alguns momentos, de forma coerente com os teóricos da área, porém, em outros, de forma incipiente e não aprofundada.

Biografia do Autor

Sanimar Busse, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste

Professora Doutora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado, e do Programa de Pós-Graduação mestrado Profissional em letras/PROFLETRAS. Pesquisadora das áreas da Dialetologia e da Sociolingística, nos níveis fonético-fonológico e semântico-lexical.

Evelin Stefanie Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras – PPGL. Cascavel, Brasil

Lays Maynara Favero Fenilli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras – PPGL. Cascavel, Brasil

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Publicado

04-04-2020

Como Citar

Busse, S., Ferreira, E. S., & Fenilli, L. M. F. (2020). REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Interfaces, 11(01), 12–23. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6034

Edição

Seção

Artigos