FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PIBID INGLÊS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÕES DIDÁTICO-CRÍTICAS E ENSINO

Autores

  • Everton Gelinski Gomes de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Formação inicial. PIBID Inglês. Reflexão didático-crítica.

Resumo

O presente artigo traz uma proposta de reflexão didático-crítica para alunos-professores em formação inicial no PIBID Inglês. Para tanto, ancoramo-nos na literatura sobre práticas reflexivas (DEWEY, 1933; SCHÖN, 1988) na formação de professores, bem como no conceito de transposição didática (CHEVALLARD, 1989). Como encaminhamento metodológico, ponderamos sobre questões oriundas do evento V SIEPE e determinadas propostas das políticas vigentes para o estágio de desenvolvimento inicial da graduação, que se materializam no PIBID. Os resultados demonstram que a reflexão sistematizada se apresenta como uma etapa substancial para o desenvolvimento de capacidades docentes dos alunos em formação, e, além disso, auxilia para que possam entender as próprias limitações e romper com a visão de hegemonia autoritária dos currículos de formação.

Biografia do Autor

Everton Gelinski Gomes de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor Colaborador do curso de Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, no Departamento de Letras. Mestre em Letras. Membro do grupo de pesquisa Gênero Textuais e Práxis Docente. Área de Atuação: Linguística.

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

de Souza, E. G. G. (2019). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PIBID INGLÊS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÕES DIDÁTICO-CRÍTICAS E ENSINO. Revista Interfaces, 10(2), 37–52. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5863

Edição

Seção

Artigos