PARIRÁS NA DOR: DISCURSOS E MULHERES EM CHOQUE COM O PODER

Autores

  • Denise Gabriel Witzel UNICENTRO

Palavras-chave:

FOUCAULT, discurso, mulheres

Resumo

Resumo: Sob a ótica dos estudos discursivos foucaultianos, este trabalho analisa a relação indissociável entre discurso, poder e (re)produção de verdades, focalizando práticas que, historicamente, marcaram certa forma de se entender e “tratar” o corpo da mulher parturiente. Toma como objeto de análise os discursos entrecruzados com a memória da história das mulheres e materializados no projeto fotográfico 1:4 Retratos da Violência Obstétrica (RAITER, 2017). Se, para Michel Foucault, os sujeitos são submetidos pelo poder à produção da verdade e somente podem exercer algum poder mediante a produção da própria verdade, as análises dos corpos das mulheres fotografadas, em cuja pele estão impressos dizeres narrando a violência obstétrica que sofreram, dão a ler/ver verdades desestabilizadas, reinventadas.

 

 

Biografia do Autor

Denise Gabriel Witzel, UNICENTRO

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp FCL Araraquara com estágio doutoral na Université Louis Lumière II em Lyon-França ; professora do Departamento de Letras e do mestrado em Letras na UNICENTRO.

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

Witzel, D. G. (2019). PARIRÁS NA DOR: DISCURSOS E MULHERES EM CHOQUE COM O PODER. Revista Interfaces, 9(4), 124–133. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5682

Edição

Seção

Artigos