Concepções de gramática no livro didático: interfaces com o ensino de língua materna

Autores

Resumo

Este artigo teve o objetivo de investigar as concepções de gramática presentes no livro didático e suas implicações para o ensino de língua materna. O estudo tomou como corpus de análise atividades propostas para o ensino de gramática do livro didático “Português e Linguagem”, da 2ª série do Ensino Médio, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (PNLD 2015, 2016 e 2017). A escolha deste livro deu-se por ele ser utilizado em uma Escola Estadual do município de Porto Nacional/Tocantins. Foram selecionados o conteúdo referente ao nome (Substantivo). Para refletir e analisar a abordagem dos substantivos no livro didático, utilizamos como respaldo teórico: Neves (2002) Possenti (2004), Geraldi (2004), Bunzen e Mendonça (2006), Antunes (2007), Travaglia (2009), dentre outros. A partir de uma análise qualitativa-interpretativista constatou-se a coexistência de duas práticas de ensino de gramática no livro didático: uma relacionada ao ensino tradicional da gramática, isto é, que segue uma perspectiva da Gramática Normativa, considerando conceituação, classificações e subclassificações, seguidas de exercícios mecânicos. A segunda prática assume uma perspectiva da Análise linguística, que parece comprometida com o uso-reflexão-uso, ou seja, preocupada no efeito de sentido que as palavras têm no contexto.

Biografia do Autor

Dalve Oliveira Batista-Santos, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atua na Graduação em Letras - Língua Portuguesa e no Programa de Mestrado em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional.

Elenir Alves Teles, Universidade Federal do Tocantins.

Licenciada em Letras: Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

07-01-2019

Como Citar

Batista-Santos, D. O., & Teles, E. A. (2019). Concepções de gramática no livro didático: interfaces com o ensino de língua materna. Revista Interfaces, 9(4), 108–123. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5615

Edição

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Artigos