A hibridação dos gêneros literários nos contos Para uma avenca partindo, de Caio Fernando Abreu, Mãos sujas de terra, de Josué Guimarães e Três ovos de Páscoa, de Dalton Trevisan

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim/RS. https://orcid.org/0000-0002-3860-6767
  • Paulo Ricardo Becker Universidade de Passo Fundo (UPF).

Palavras-chave:

hibridismo literário, hibridação dos gêneros literários, contos.

Resumo

O presente trabalho parte da constatação de que existe uma categoria de contos que tem como características principais a narração em primeira pessoa e o endereçamento da voz do narrador-protagonista a um “outro” que não se pronuncia no texto. O corpus do trabalho compreende três contos com essas particularidades, as quais, nota-se, conseguem promover um fenômeno cada vez mais comum na atualidade: o hibridismo ou hibridação dos gêneros literários conhecidos como narrativo, lírico e dramático. A análise preocupa-se em demonstrar como cada texto dialoga com os gêneros em questão, oportunidade em que nos utilizamos de aspectos teóricos levantados por Carlos Reis (2003), Emil Staiger (1997), Northrop Frye (1973), Charles Kiefer (2004), Patrice Pavis (2007), entre outros estudiosos. A escrita do ensaio colocou-nos em exercício de observação pontual das características de cada gênero nos contos, sendo possível expor o diálogo evidente que cada texto mantém com sua forma narrativa original, mas também com aspectos importantes do gênero lírico e do gênero dramático, evidenciando que a mistura dos gêneros caracteriza a composição dos textos escolhidos, assim como se faz presente na elaboração de um número incontável de obras literárias da atualidade.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim/RS.

Doutorando e mestre em Letras pela na Univer­sidade de Passo Fundo/RS (UPF), licenciado em Letras Português/Espa­nhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Professor do Departamento de Ciências Humanas da URI, da Fa­culdade Anglicana de Erechim/RS (FAE) e do Colégio Franciscano São José. Coordenou o segmento de Literatura Infantojuvenil da Habilis Press Editora por cinco anos. Autor de Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor (EdiUPF). Organi­zou, entre outras, a obra Teatro infantil: história, leitura e propostas (Editora Positivo), sobre dramaturgia para crianças e jovens, que recebeu o Prêmio de Melhor Livro Teórico 2016 (Produção 2015), além da distinção Alta­mente Recomendável, ambas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Paulo Ricardo Becker, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Passo Fundo, (UPF). Autor de Mario Quintana: as faces do feiticeiro, (1996), entre outros.

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Publicado

07-01-2019

Como Citar

Grazioli, F. T., & Becker, P. R. (2019). A hibridação dos gêneros literários nos contos Para uma avenca partindo, de Caio Fernando Abreu, Mãos sujas de terra, de Josué Guimarães e Três ovos de Páscoa, de Dalton Trevisan. Revista Interfaces, 9(4), 81–97. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5583

Edição

Seção

Artigos