A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: ESCRITA COMO PROCESSO E AS CAPACIDADES DOCENTES

Autores

  • Maria Izabel Rodrigues Tognato UNESPAR - Campus de Campo Mourão - PR
  • Juliane Almeida de Oliveira UNESPAR - Campus de Campo Mourão - PR

Palavras-chave:

Sequência didática. Escrita como processo. Capacidades docentes.

Resumo

Este trabalho visa a discutir o papel da sequência didática na formação inicial do professor de Língua Inglesa como instrumento gerador de capacidades docentes, a partir dos resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica com foco na escrita enquanto processo (MENEGASSI; 2010;  FUZA; MENEGASSI, 2007). Para tanto, pautamos nosso estudo nos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009), no ensino de línguas com base em gêneros (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), nas capacidades de linguagem (CL) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ, CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013) e seus critérios (CRISTOVÃO et al, 2010;), na sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2004;) e  nos saberes a ensinar e para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009). Para as análises, utilizamos uma sequência didática implementada, as CL e seus critérios. Os resultados apontam para a relevância de uma maior articulação entre os saberes necessários à formação docente.

 

Biografia do Autor

Maria Izabel Rodrigues Tognato, UNESPAR - Campus de Campo Mourão - PR

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1992) e Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR (2002), com a dissertação intitulada "Educação a distância na formação continuada do professor de inglês: o caso do curso E590 da Open University", sob orientação da Professora Dra. Telma Nunes Gimenez. Atua como professora adjunta no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Câmpus de Campo Mourão - PR, desde 1994, também atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio de escola pública de 1994 a 2011. Tem experiência na área de Letras com ensino de Língua Inglesa e respectivas literaturas, com Prática de Ensino, orientação de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa, Iniciação Científica (PIC) e Iniciação Científica Junior (PIC Jr.) e em Formação Continuada do Professor de Língua Inglesa orientando professores da Educação Básica, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), oferecido pelo Governo do Estado do Paraná, de 2010 a 2017. Defendeu sua tese pelo Programa de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL- PUC/SP (2009), intitulada "A (re)construção do trabalho do professor de inglês pela linguagem", sobre as representações de aspectos do trabalho do professor de Língua Inglesa de Ensino Médio e Fundamental, de Escola Pública, sob orientação da Professora Dra. Anna Rachel Machado (in memoriam). Participa do grupo de pesquisa Linguagem e Educação - UEL/CNPq, coordenado pela Professora Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, e coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE/CNPq/Unespar - Câmpus de Campo Mourão - PR. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - Mestrado Interdisciplinar (PPGSeD), na Unespar - Câmpus de Campo Mourão - PR. Possui pós-doutorado pela UNIGE - Université de Genève - FAPSE - Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação sob orientação do Professor Dr. Joaquim Dolz, subsidiado pelo sistema de bolsa CAPES. nº BEX 0767/15-8, de setembro de 2015 a fevereiro de 2016.

Juliane Almeida de Oliveira, UNESPAR - Campus de Campo Mourão - PR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Mestrado Interdisciplinar, pela Universidade Estadual Paraná - UNESPAR - Campus de Campo Mourão - PR, sob orientação da Professora Doutora Maria Izabel Rodrigues Tognato. Desenvolve o projeto intitulado: "FORMAÇÃO DOCENTE E HUMANA EM CONTEXTO DE LICENCIATURA DE LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS PELO VIÉS DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR". Considerando a necessidade e a relevância de se entender mais ampliadamente os aspectos que podem constituir a formação docente inicial do professor de línguas enquanto sujeito inserido em um contexto sócio-histórico, objetivamos investigar a formação docente e humana e suas possíveis relações pelo viés da pesquisa interdisciplinar em um curso de licenciatura na área de Letras Anglo-Portuguesas de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná. Para tanto, fundamentamos nossos estudos em algumas áreas do conhecimento, a saber: Sociologia (BOURDIEU, 1997; GIDDENS, 2001; ALVARENGA et al, 2011), Psicologia (VIGOTSKI, 2010; ABDALLA, 2016); Economia (FURTADO, 1984; SCHULTZ, 1973; AMARO, 2004); Educação (MONFREDINI, 2016; ABDALLA, 2016). No que concerne aos procedimentos metodológicos, pautamos nossa pesquisa na abordagem qualitativa e quantitativa (CRESWELL; CLARK, 2018; CRESWELL, 2015c). Para os instrumentos de coleta de dados e de análise, utilizaremos os documentos do curso investigado como a grade curricular e os Planos de Ensino das disciplinas e questionários, considerando-se os objetivos e conteúdos programáticos, fundamentando-nos na Teoria da Complexidade (MORIN, 1991; 2005), bem como na perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009). Com isso, compreendemos que, além dos aspectos disciplinares que constituem a formação do professor, os saberes de diferentes campos teóricos que podem perpassar esse desenvolvimento são fundamentais para a formação humana e o desenvolvimento social desse profissional na sociedade em que ele se insere. Palavras-chave: Formação docente e humana; Professor de línguas; Pesquisa interdisciplinar. Graduada pelo curso de Letras Anglo-Portuguesas na UNESPAR - Campus de Campo Mourão - PR. Participou do Programa de Iniciação Científica, na área de Língua Inglesa sob orientação da profa. orientadora do Mestrado. Membro do Grupo de Pesquisa LIDERE - Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações, coordenado pela professora orientadora de IC e de Mestrado e do Grupo de Pesquisa PRÁDIS, coordenado pela Profa Dra. Adriana Beloti. Participou do Subprojeto PIBID - Letras nas áreas de Português e Inglês.

Certificado pelo autor em 20/08/2018

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

Rodrigues Tognato, M. I., & Almeida de Oliveira, J. (2019). A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: ESCRITA COMO PROCESSO E AS CAPACIDADES DOCENTES. Revista Interfaces, 9(4), 185–200. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5548

Edição

Seção

Artigos