MARCAS DA ORALIDADE EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DA GLOBO E DA RÁDIO CBN

Autores

Palavras-chave:

Língua falada. Jornalismo. Rádio. Televisão.

Resumo

Se comparado ao texto escrito, o texto falado apresenta características específicas, as quais decorrem, principalmente, do seu processo de construção. Fala e escrita, apesar de serem duas modalidades de uso da língua complementares, são distintas no modo de produção, recepção e em seus traços. O texto falado, foco deste estudo, tem como marcas básicas planejamento local, contexto comum partilhado e envolvimento entre os interlocutores da interação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar as marcas da oralidade no texto do comentarista de economia da Rede Globo (Jornal da Globo) e  da Rádio CBN, Carlos Alberto Sardenberg. Compõem o corpus deste trabalho dez textos, sendo cinco de cada veículo, escolhidos aleatoriamente em um espaço de três meses. A teoria que embasa o estudo está fundamentada na Análise da Conversação, especialmente nos textos do professor Luiz Antônio Marcuschi. A análise do referido material permite afirmar que o comentarista executa a sua fala simultaneamente ao planejamento, deixando marcas evidentes da língua falada no processo de construção do seu texto, diferentemente de outros comentaristas que optam por escrever o texto previamente para ser lido diante dos microfones. Entre essas marcas destacam-se hesitações, correções, falas simultâneas, truncamentos, monitoramento da fala, falsos começos, envolvimento e repetições.

Biografia do Autor

Reinaldo César Zanardi, UEL

Doutorando em Estudos da Linguagem; Mestre em Comunicação e Especialista em Saúde Coletiva. Jornalista. É Professor Colaborador do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina. Foi coordenador do curso de Comunicação Social / Jornalismo da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Tem experiência profissional em jornalismo impresso, assessoria de imprensa e radiojornalismo. Na área acadêmica ministra, em nível de graduação, disciplinas relacionadas à redação jornalística; jornalismo especializado e laboratório de jornalismo impresso e on-line. Orienta projetos experimentais (trabalhos de conclusão de curso) com ênfase no jornalismo impresso, on-line e estudos da imagem.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e do Mestrado em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP), Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP), Mídia, Religião e Cultura - MIRE (InterCom).

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Publicado

07-01-2019

Como Citar

Zanardi, R. C., & Storto, L. J. (2019). MARCAS DA ORALIDADE EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DA GLOBO E DA RÁDIO CBN. Revista Interfaces, 9(4), 63–80. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5529

Edição

Seção

Artigos