DISCURSO ALHEIO E CONSTRUÇÃO DE POSICIONAMENTO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Francieli Matzenbacher Pinton UFSM
  • Rodrigo Poletto UFSM
  • Gabriela Eckert PEREIRA UFSM

Palavras-chave:

discurso alheio, prática de escrita, contexto escolar

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar as formas de introdução do discurso alheio mobilizadas na escrita de artigos de opinião produzidos por estudantes do ensino fundamental. Como fundamentação teórica, buscamos ancoragem em Bakhtin (2010), Maingueneau (2002) e Marcuschi (2007).  Dentre os 59 artigos de opinião produzidos, apenas 26 apresentam referência ao discurso alheio. As formas de introduzir o discurso recorrentes no corpus são i) grupos preposicionados (20%), ii) recursos tipográficos (31%) e iii) verbos introdutores (49%). As principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas ao gerenciamento dos recursos de contra-argumentação e de paráfrase do discurso do outro.

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Publicado

05-11-2018

Como Citar

Pinton, F. M., Poletto, R., & PEREIRA, G. E. (2018). DISCURSO ALHEIO E CONSTRUÇÃO DE POSICIONAMENTO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Interfaces, 9(3), 89–97. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5521

Edição

Seção

Artigos