O PRINCÍPIO DIALÓGICO DA LINGUAGEM E A IDENTIDADE ALTERITÁRIA DO SUJEITO

Autores

  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Princípio dialógico. Linguagem. Sujeito. Identidade.

Resumo

Este trabalho analisa como Bakhtin e o círculo teceram os fundamentos para o princípio dialógico da linguagem e a identidade do sujeito, tanto em bases filosófica (Bakhtin) quanto sociológica (Volóchinov e Medviédev). Após traçarmos brevemente as três tendências da concepção de linguagem que circunscreveram as relações entre os sujeitos, apontamos como os estudiosos russos se posicionam contra a perspectiva formalista, para então construírem uma vertente da linguagem que prima pela interação verbal, pelo dialógico, em que o sujeito tem sua identidade discursiva construída através de seu(s) outro(s) nas fronteiras de seus dizeres. Com base nos estudos de Bakhtin e o círculo, nosso objetivo é articular suas principais produções teóricas (sujeito, linguagem, identidade), as quais nos permitam apresentar os pilares do dialogismo.

 

Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

de Santana, W. K. F. (2019). O PRINCÍPIO DIALÓGICO DA LINGUAGEM E A IDENTIDADE ALTERITÁRIA DO SUJEITO. Revista Interfaces, 9(4), 50–62. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5505

Edição

Seção

Artigos