MESCLAGEM CONCEPTUAL E POLIFONIA: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

Autores

  • Morgana de Abreu Leal Doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Mesclagem conceptual, Linguística cognitiva, Teoria da polifonia.

Resumo

O artigo propõe um exercício de análise linguística a partir de duas teorias: a teoria da polifonia, conforme proposta por Ducrot (1987) e a mesclagem conceptual, conforme proposta pela Linguística Cognitiva. O objetivo do exercício é mostrar como o mesmo enunciado pode ser esclarecido por propostas teóricas diferentes. Pragmaticamente, observa-se que o enunciado produz o mesmo significado, sendo as diferenças entre as duas abordagens apenas metodológica: ambas dão conta de evidenciar sentidos do dito e do não-dito e de como eles são construídos na cognição.

Biografia do Autor

Morgana de Abreu Leal, Doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

É professora de Inglês para Fins Específicos e de Educação Básica e Profissional, atuando no Ensino Médio Integrado, no Curso Técnico Concomitante/Subsequente e na Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Pinheiral. Coordena o projeto de extensão: “Conversation Club Project” e orienta o projeto "Metáforas Conceptuais em Literatura do Medo", do Programa Jovens Talentos - FAPERJ. Licenciada em Português, Inglês e respectivas Literaturas (Faculdade CCAA, 2010) e Mestre em Letras, área de concentração: Linguística (UERJ, 2013). Também tem experiência (como professora formadora e tutora a distância) em Educação a Distância (EaD). É especialista em Design Instrucional da EaD Virtual pela UNIFEI (2015) e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela UFF (2016). Começou o Doutorado em Linguística na UERJ em março de 2016. Estudante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição - NELUC (UERJ).

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Publicado

07-01-2019

Como Citar

Leal, M. de A. (2019). MESCLAGEM CONCEPTUAL E POLIFONIA: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA. Revista Interfaces, 9(4), 141–154. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5499

Edição

Seção

Artigos