MESCLAGEM CONCEPTUAL E POLIFONIA: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Palavras-chave:
Mesclagem conceptual, Linguística cognitiva, Teoria da polifonia.Resumo
O artigo propõe um exercício de análise linguística a partir de duas teorias: a teoria da polifonia, conforme proposta por Ducrot (1987) e a mesclagem conceptual, conforme proposta pela Linguística Cognitiva. O objetivo do exercício é mostrar como o mesmo enunciado pode ser esclarecido por propostas teóricas diferentes. Pragmaticamente, observa-se que o enunciado produz o mesmo significado, sendo as diferenças entre as duas abordagens apenas metodológica: ambas dão conta de evidenciar sentidos do dito e do não-dito e de como eles são construídos na cognição.Downloads
Publicado
07-01-2019
Como Citar
Leal, M. de A. (2019). MESCLAGEM CONCEPTUAL E POLIFONIA: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA. Revista Interfaces, 9(4), 141–154. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5499
Edição
Seção
Artigos