Entre O Mafalala E O Cimento: Craveirinha E A Representação Da Identidade Moçambicana

Autores

  • Vanessa Pincerato Fernandes UFMT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Identidade, Literatura colonial, negritude.

Resumo

Na grande maioria da produção poética de Craveirinha, a cidade de concreto onde o poeta viveu, está ausente, sua poesia começa onde acabam as ruas asfaltadas, inicia-se e contextualiza no Mafalala, bairro onde o poeta nasceu e viveu. Seus poemas anunciam uma estética nova, a partir de textos que sugerem manifestos. Desse modo, faremos um percurso pela poética desse renomado poeta moçambicano, abordando as características de sua escrita como o nacionalismo, o espaço geográfico em que o poeta se insere que serve de espaço poético de sua produção e, principalmente a busca pela identidade ao abordar a questão do negro, no intuito de pensar a poesia de Craveirinha, enquanto ideia de deslocamento, lugar de memória, teoria do entre lugar.

Biografia do Autor

Vanessa Pincerato Fernandes, UFMT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Formada em Letras/Inglês pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestranda em Estudos Literários pela UFMT - Universidade Federal do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

Fernandes, V. P. (2019). Entre O Mafalala E O Cimento: Craveirinha E A Representação Da Identidade Moçambicana. Revista Interfaces, 9(4), 41–49. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5449

Edição

Seção

Artigos