Caminhos para o letramento na educação hospitalar

Authors

  • Itamara Peters Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Itamara Peters Universidade Estadual do Norte do Paraná

Keywords:

Letramento. Educação hospitalar. Formação docente.

Abstract

Resumo: o presente artigo visa apresentar o material desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, tendo como foco as discussões sobre letramento no programa de escolarização hospitalar (SAREH) do Estado do Paraná. O material aqui apresentado toma como base concepções sobre letramentos e letramento escolar e os estudos de educação em contexto hospitalar.  A pesquisa sobre letramentos em ambiente hospitalar foi gerada a partir das inquietações da professora-pesquisadora com a sua prática docente em ambiente hospitalar e com a problemática sobre o ensino da língua materna que se estabelece oficialmente. O presente texto trata-se de um material de apoio cuja finalidade é orientar as práticas de letramento escolar na educação hospitalar. 

DOI: 10.5935/2179-0027.20180013

 

Author Biographies

Itamara Peters, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestra em Letras (Profletras) UENP. Docente de língua portuguesa no programa SAREH/SEED- Paraná no Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba. Especialista em Educação e Direitos Humanos. Membro do GP DIALE (CNPq/UENP) e GP Direitos Humanos (CNPq/FAE). E-mail: itamarapeters@gmail.com.

Itamara Peters, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorado e Mestrado em Estudos da Linguagem (UEL). Docente do curso de Letras e do Profletras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Coordenadora de subprojeto PIBID/LP/UENP. Líder do GP (CNPq/UENP) DIALE e colaboradora dos GP GEMFOR (UEL) e GETFOR (UFGD). edeganutti@hotmail.com / elianamerlin@uenp.edu.br

Caminhos para o letramento na educação hospitalar

Published

12-05-2018

How to Cite

Peters, I., & Peters, I. (2018). Caminhos para o letramento na educação hospitalar. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(1), 148–165. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4911

Issue

Section

Artigos