RESSIGNIFICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM PRÁTICAS FORMATIVAS COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS

Autores

  • Maria Izabel Rodrigues Tognato UNESPAR - Câmpus de Campo Mourão - PR
  • Ana Paula Marques Beato-Canato Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo. Formação do professor de línguas. Práticas Formativas. Gêneros textuais.

Resumo

Este artigo propõe uma discussão a partir de duas experiências realizadas em contextos de formação inicial e continuada de professores de línguas no sentido de refletirmos sobre nossas práticas formativas. Para tanto, pautamos nossos trabalhos nos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2007), no ensino de línguas com base em gêneros textuais (BAKHTIN, 1979/1992/2003; DOLZ; PASQUIER; SCHNEUWLY, 1993; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), tomando por base a linguagem como prática social, as capacidades de linguagem (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006; CRISTOVÃO, 2013; CRISTOVÃO et al, 2010; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011), da Psicologia Histórico-Cultural (VYGOTSKI, 1988). Os resultados apontam para possíveis reconfigurações em diferentes contextos de formação e desenvolvimento como possíveis ressignificações relacionadas à situação de trabalho do professor de línguas.

Biografia do Autor

Maria Izabel Rodrigues Tognato, UNESPAR - Câmpus de Campo Mourão - PR

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1992) e Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR (2002). Atua como professora adjunta no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Câmpus de Campo Mourão - PR, desde 1994, e também atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio de escola pública de 1994 a 2011. Tem experiência na área de Letras com ensino de Língua Inglesa e respectivas literaturas, com Prática de Ensino, orientação de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa, Iniciação Científica (PIC) e Iniciação Científica Junior (PIC Jr.) e em Formação Continuada do Professor de Língua Inglesa orientando professores da Educação Básica, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), oferecido pelo Governo do Estado do Paraná. Defendeu sua tese pelo Programa de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL- PUC/SP, em maio de 2009, intitulada "A (re)construção do trabalho do professor de inglês pela linguagem", sobre as representações de aspectos do trabalho do professor de Língua Inglesa de Ensino Médio e Fundamental, de Escola Pública, sob orientação da Professora Dra. Anna Rachel Machado (in memoriam). Participa do grupo de pesquisa Linguagem e Educação - UEL/CNPq, coordenado pela Professora Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, e coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE/CNPq/Unespar - Câmpus de Campo Mourão - PR. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - Mestrado Interdisciplinar (PPGSeD), na Unespar - Câmpus de Campo Mourão - PR. Possui pós-doutorado pela UNIGE - Université de Genève - FAPSE - Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação sob orientação do Professor Dr. Joaquim Dolz, subsidiado pelo sistema de bolsa CAPES. nº BEX 0767/15-8, de setembro de 2015 a fevereiro de 2016.

Ana Paula Marques Beato-Canato, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É mestre (2003) e doutora (2009) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada (1998) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis/SP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores, currículos, língua para fins específicos, gênero textual e produção de material didática (sequência didática em torno de gêneros textuais). Parecerista das revistas Signum (UEL), Revista X (UFPR), Acta Scientiarium.Language and Culture, Entretextos e l@el em (dis-)curso (PUC-SP). É líder do grupo PLEGE (UFRJ), juntamente com a Profa. Dra. Paula Tatianne Carrèra Szundy, e integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (UEL). Com experiência em todos os níveis de ensino, é professora do Programa Interdisciplinar de Pos-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e professora adjunta de língua inglesa no Departamento de Anglo-Germânicas na mesma instituição.

 

Publicado

03-03-2017

Como Citar

Rodrigues Tognato, M. I., & Marques Beato-Canato, A. P. (2017). RESSIGNIFICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS EM PRÁTICAS FORMATIVAS COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS. Revista Interfaces, 8(1). Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4732

Edição

Seção

Artigos