A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE LEITURA EM AMBIENTES SOCIOEDUCATIVOS

Authors

  • Diego Paiva Bahls Universidade Estadual do Centro-oeste
  • Marcos Gehrke Unicentro

Keywords:

Biblioteca. Centros de socioeducação. Práticas de leitura.

Abstract

A pesquisa investiga o potencial da Biblioteca e da leitura em Centros de Socioeducação, partindo de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Buscamos trabalhos por meio da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), com demarcação temporal a produção de 2000 a 2015, com vistas a identificar pesquisas e evidenciar a problemática acerca do tema, bem como as possíveis lacunas encontradas nos trabalhos. A produção bibliográfica limitada, não possibilitou análises amplas, mas oferece dados significativos para a sequência da pesquisa, a qual revela a necessidade de estudos específicos e aprofundados sobre essa temática, pois a biblioteca e a leitura possuem grande potencial na formação do sujeito em contexto prisional. Destacamos a necessidade de políticas e projetos destinados aos menores infratores, que visem o incentivo, a leitura e a formação de um sujeito conscientizado, fator essencial para sua (re)socialização em sociedade.

 

 

Author Biographies

Diego Paiva Bahls, Universidade Estadual do Centro-oeste

Bolsista do projeto de extensão Incubadora dos Direitos Sociais - PATRONATO/UNICENTRO; Estudante de graduaçao do curso de Pedagogia pela universidade Estadual do Centro-oeste e da graduação de licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional. Pesquisador ná área de bilbioteca, leitura e educação infantil.

Marcos Gehrke, Unicentro

Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena-Hab pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professor assistente nível A da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de educadores, educação do campo, escola itinerante, escola do campo, biblioteca escolar, práticas de leitura e escrita.

Published

09-04-2017

How to Cite

Bahls, D. P., & Gehrke, M. (2017). A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE LEITURA EM AMBIENTES SOCIOEDUCATIVOS. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 8(1), 73–84. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4716

Issue

Section

Artigos