A construção da identidade de grupo na colônia Entre Rios: práticas de letramento na educação infantil

Autores

  • Adriana Dalla Vecchia UNICENTRO
  • Letícia Fraga UEPG

Palavras-chave:

Políticas Linguísticas. Bilinguismo. Letramento. Identidade.

Resumo

Este estudo vincula-se a uma pesquisa mais ampla que investiga como se estabelecem as políticas linguísticas na região bilíngue português/alemão de Entre Rios, Guarapuava/PR. Neste trabalho, demonstramos que as práticas de letramento na Educação Infantil levam as crianças à consciência de uma unidade, necessária para a construção de uma identidade étnica que os diferencie dos brasileiros. Nesse sentido, demonstramos como as identidades são construídas e negociadas na interação em sala de aula por meio da mediação do professor durante as práticas de letramento. Partimos das discussões de Calvet (2002 e 2007), Rajagopalan (2008) e Kleiman (1995).

Biografia do Autor

Adriana Dalla Vecchia, UNICENTRO

Departamento de Letras

Lingua e Linguística

Letícia Fraga, UEPG

Departamento de Línguas Vernáculas e Coordenação do Mestrado Linguagem, Identidade e Subjetividade da UEPG.

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Publicado

20-07-2012

Como Citar

Dalla Vecchia, A., & Fraga, L. (2012). A construção da identidade de grupo na colônia Entre Rios: práticas de letramento na educação infantil. Revista Interfaces, 3(1), 13–22. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/1698

Edição

Seção

Artigos