<b>Efeito da época e densidade de semedura na produtividade de grãos de soja na região Centro-Sul do estado do Tocantins</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.798Palavras-chave:
Glycine max, adaptações climáticas, fertilidade do soloResumo
Objetivou-se avaliar a influência de diferentes épocas e densidades de semeadura na produtividade de grãos de soja (Glycine max (L.) Merrill.) na região centro-sul do Estado do Tocantins. Foram instalados quatro ensaios no ano agrícola 2008/09. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com três repetições e 36 tratamentos. Os tratamentos foram dispostos num esquema fatorial 3 x 3 x 2 x 2, constituído por três cultivares (M-SOY 9144 RR, M-SOY 8867 RR e P98Y70), três densidades de semeadura (6, 10 e 14 plantas por metro linear), duas épocas de semeadura em cada um dos dois municípios. A primeira época de semeadura em Gurupi foi dia 3 de dezembro e a segunda dia 18 de dezembro de 2008. Em Palmas, a primeira época foi dia 31 de novembro e a segunda dia 16 de dezembro 2008. As variáveis avaliadas foram altura de plantas e inserção de primeira vagem, peso de cem sementes e produtividade de grãos. Pode-se observar que com o atraso da época de semeadura diminui a produtividade de grãos, mas o aumento de densidade de semeadura é dependente da cultivar e as variáveis avaliadas são dependentes da época e do município de plantio. Os resultados da cidade de Palmas proporcionaram às cultivares as maiores médias de produtividade de grãos, e, para a cidade de Gurupi, o melhor desenvolvimento da planta de soja.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).