<b>Geoprocessamento aplicado na discriminação das classes de capacidade de uso da terra da microbacia do Alto Capivara, visando sua sustentabilidade ambiental</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.741Palavras-chave:
Unidades de solo, classes de declive, bacia hidrográficaResumo
A determinação da capacidade de uso das terras é muito importante para o planejamento de uso do solo, pois o uso inadequado e sem planejamento das terras provoca a baixa produtividade das culturas. Este trabalho objetivou determinar as classes de capacidade de uso da terra da microbacia do Alto Capivara - Botucatu (SP), visando o planejamento de práticas de conservação do solo na área. A microbacia com 4551,19 ha situa-se entre as coordenadas geográficas 22o 51’ 57’’ a 22o 57’ 55’’ de latitude S e 48o 21’ 58’’ a 48o 26’ 38’’ de longitude W Gr. A carta de capacidade de uso da terra da bacia foi obtida a partir do cruzamento das cartas de declividade e de solos com a tabela de julgamento das classes de capacidade de uso do solo e das recomendações constantes no levantamento utilitário do meio físico e classificação das terras no sistema de capacidade de uso. O Sistema de Informação Geográfica permitiu verificar que a microbacia é constituída pela subclasse IIIe,s (1/3) e por solos arenosos de baixa a média fertilidade (99,11%). A área é constituída por quase 2/3 do solo Nitossolo Vermelho Distroférrico (59,3%).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).