<b>Efeito de diferentes vazões e adjuvantes na pulverização aérea e terrestre da cultura do milho</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i2.629Palavras-chave:
aviação agrícola, gota, fungicida, Zea mayz L.Resumo
O experimento foi conduzido na safra agrícola 2007/2008 no município de Carambeí (PR) Brasil, Latitude 24° 55’ 04’’ S, Longitude 50° 05’ 50’’ O. O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito de diferentes volumes de calda de pulverização e adjuvantes na aplicação aérea e terrestre de fungicida na cultura do milho. Os tratamentos foram compostos pela aplicação do fungicida do grupo químico Estrobirulina (Piraclostrobina) e Triazol (Epoxiconazol) com concentração 133/50 SC na dosagem de 0,7 L ha-1 (93,1/35 i. a.) aplicado nas vazões de 10 e 20 L ha-1 na aplicação aérea e 150 L ha-1 via terrestre, e os adjuvantes testados foram: a) óleo vegetal retificado, b) óleo mineral adesivo e c) adjuvante sintético. Os principais resultados verificados foram que na pulverização aérea da cultura do milho a vazão de 20 L ha-1 ocasiona espectro de gotas com características mais adequadas quanto ao diâmetro mediano volumétrico, penetração de gotas e potencial de risco de deriva, em relação a aplicação de 10 L ha-1. É possível utilizar uma vazão intermediária (15 L ha-1) como alternativa para aplicação de fungicidas na cultura. No espectro de pulverização, as gotas de maior diâmetro tendem a atingir as folhas do terço mediano e superior, e o terço inferior recebe gotas de menor diâmetro e em menor densidade por unidade de área em relação às folhas dos terços mais elevados na planta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).