Desenvolvimento e produtividade do café (Coffea arábica L.) submetido a manejo nutricional via foliar
DOI:
https://doi.org/10.5935/PAeT.%20V12.N1.05Palavras-chave:
Coffea arábica, adubação foliar, Alta PaulistaResumo
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e segundo maior consumidor do produto. O café arábica é a espécie mais importante do gênero Coffea, correspondendo a 70% do café comercializado mundialmente e apresentando bebida de qualidade superior, de aroma marcante e sabor adocicado. Durante décadas, a região da Nova Alta Paulista foi alicerçada no cultivo de café, haja visto o retrospecto da colonização e infraestrutura presente nas propriedades da região. Em decorrência do uso continuo das terras, o depauperamento e degradação nutricional foi se intensificando e atualmente o que se encontra é a presença de lavouras depauperadas e de baixa produtividade, desta forma se faz necessário o uso correto de fertilizantes e corretivos. O objetivo do presente trabalho é avaliar o desenvolvimento vegetativo de cafés de porte baixo e café de porte alto após manejo de poda tipo “esqueletamento” e a produtividade destes cafeeiros submetido a manejo nutricional via foliar, já que a adubação foliar é uma prática bem difundida, uma vez que a folha tem capacidade de absorver nutrientes com muita eficiência se comparado a via solo. Os experimentos foram instalados em Osvaldo Cruz-SP. Os períodos experimentais corresponderam aos meses de novembro de 2016 a agosto de 2017. Foram avaliados componentes de crescimento e produtividade. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e três tratamentos. Após o termino das avaliações não foram encontradas diferenças entre os tratamentos para as variáveis avaliadas, porém o tratamento Teste produziu 5 sacas a mais em relação ao tratamento padrão da fazenda. Para o café esqueletado, os resultados mostraram diferenças significativas para comprimento de ramos plagiotrópicos, onde o tratamento Teste produziu ramos 12 cm mais compridos em média se comparado com o tratamento testemunha.
Referências
ALVAREZ, C. Utilização de quelatos em adubação foliar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ADUBAÇÃO FOLIAR, 2., 1987, Botucatu. Anais.. Botucatu: FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS AGRÍCOLAS E DE FLORESTAIS, 1987. P. 131-143.
BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Café, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/cafe/saiba-mais. Acesso em: 8 de setembro de 2017.
EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária: Café Arábica. Disponível em: <https://www.embrapa.br/cafe>. Acesso em; 15 de Agosto de 2017.
IEA, Instituto de Economia Agrícola; Cotação de café região de Marília, Disponível em: <http://ciagri.iea.sp.gov.br/precosdiarios>. Acesso em: 20 set 2017.
JONES, U. S. Fertilizer and soil fertility. Virginia: Reston, 1979. P.368.
LIRA, M. V. S. Cultivares de Café de porte baixo enxertados e não enxertados nas condições edafoclimáticas da Alta Paulista; v.11, n.2 2015. Disponível em: <http://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/forumambiental/article/view/1092>. Acesso em: 20 set. 2017.
MENDES, A. N. G. Avaliação de metodologias empregadas na seleção de progênies do cafeeiro (Coffea arabicaL.) no estado de Minas Gerais.1994. 167 p. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
MORTVEDT, J. J. Sequestration and Cheation. In: PALGRAVE, D. A. Fluid fertilizer science and technology. Fert. Science and technology series, v.7, p. 177-188, 1991.
SANTOS, J. C. F. Pesquisador Fitotecnista/ Embrapa Café Principais Funções dos Nutrientes do Café; 2005. Disponível em: <http://revistacafeicultura.com.br/?mat=3699>. Acesso em: 12 set. 2017.
SILVA, F. de A. S. e.; AZEVEDO, C. A. V. de. The Assistat Software Version 7,7 and its use in the analysis of experimental data. Afr. J. Agric. Res, v.11, n.39, p.3733-3740, 2016. DOI: 10.5897/ AJAR2016.11522 Tabela 6. Valores médios de coeficientes de produção para % maturação e produtividade (sc ha-1), obtidos em plantas de café de porte baixo (IAC-62) – Osvaldo Cruz (SP).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).