<b>Adaptabilidade fenotípica de genótipos de batata-doce oriundos de sementes botânicas na região Sul do Estado do Tocantins</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1499Palavras-chave:
Ipomoea batatas L., método centróide, componentes principaisResumo
Objetivou-se com este trabalho estimar a adaptabilidade de genótipos de batata-doce com aptidão para a produção de etanol em duas épocas de cultivo na região Sul do Tocantins. Foram avaliados 22 genótipos de batata-doce, sendo 20 genótipos provenientes de sementes botânicas de um campo de policruzamento e duas cultivares selecionados para a produção de etanol (Marcela e Ana Clara) durante os anos agrícolas 2008/09 e 09/10. A colheita foi realizada 150 dias após o plantio e as características avaliadas foram: produtividade total de raízes; massa média e incidência de danos por insetos do solo. Constatou-se diferença significativa em todas as características. Com relação à produtividade e a massa média das raízes, os genótipos BDGU#36; BDGU#78 e BDGU#89 são indicados a ambientes desfavoráveis. A maior parte dos genótipos com produtividade média de raízes significativa são adaptados em ambientes com utilização de baixa tecnologia. Apenas o genótipo BDGU#93 pode ser indicado como de adaptabilidade geral para ambientes em relação à massa média de raízes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).