<b>Níveis de sombreamento na produção e desenvolvimento de mudas <i>Eucalyptus grandis</i> Hill ex Maiden</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.1154Palavras-chave:
Atenuação, transplante, radiação solar, povoamento florestalResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de níveis de sombreamento na produção de mudas de Eucalyptus grandis. As mudas foram submetidas aos tratamentos: 0%; 18%; 30%; 50% e 70% de atenuação da radiação solar, através de telas de poliolefinas de coloração preta. O experimento foi realizado nos meses de outono de 2009 no viveiro municipal da cidade de Catanduvas – PR, durante um período de 90 dias. O delineamento experimental empregado foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e cinco repetições. A repicagem das mudas da sementeira para os tubetes ocorreu no trigésimo dia após a semeadura. Aos 90 dias foram avaliados: altura da parte aérea, número de folhas por planta, diâmetro do coleto, comprimento radicular, massa fresca e seca de folha, coleto e raiz. Para todas as variáveis dendrométricas avaliadas o efeito do tratamento foi significativo. Para altura de parte aérea, os tratamentos de 30 e 50% de sombreamento foram superiores aos demais. Já diâmetro do coleto e número de folhas, o tratamento a pleno sol apresentou os maiores valores (0,20 g e 15,20 folhas, respectivamente). Para a variável massa seca e fresca de folhas, coleto e raiz o tratamento com 30% de sombreamento foi estatisticamente superior aos demais. A atenuação de 30% da radiação solar propiciou características dendométricas superiores das mudas às variáveis analisadas para o E. grandis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).