<b>Mapeamento de áreas de cultivo de soja baseado na dinâmica espectral da cultura</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i2.112Palavras-chave:
classificação supervisionada, sensoriamento remoto, geoprocessamentoResumo
O presente trabalho teve como proposta avaliar a identificação e o mapeamento das áreas vinculadas ao cultivo de soja na região norte do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido partir de dados multiespectrais do sensor TM/Landsat-5 e espectros de referência das diversas fases de desenvolvimento fenológico da cultura. O algoritmo de classificação supervisionada SpectralAngleMapper (SAM) foi aplicado com sucesso em uma cena do sensor TM/Landsat-5 pré-processada. O procedimento adotado revelou-se eficiente em relação à capacidade de identificar em um único período áreas pertencentes a uma mesma classe mesmo sob condições de desenvolvimento diferenciadas. O processo de classificação permitiu verificar que 42,66% da área está associada ao cultivo da soja e que o algoritmo SAM apresenta grande potencial para estimativas de áreas de cultivo e produtividade de safras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).