<b>Fisiologia do desenvolvimento do estádio vegetativo da cana-de-açúcar (<i>Saccharum officinarum</i> L.)</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i2.1064Palavras-chave:
sistema radicial, níveis de brotação, biomassaResumo
O objetivo do trabalho é de caracterizar aspetos de fisiologia relacionados ao desenvolvimento nos diferentes estádios do crescimento vegetativo da cana-de-açúcar. A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância econômica no mundo. É cultivada principalmente como matéria-prima para produção de açúcar e álcool, sendo o Brasil o maior produtor, respondendo por 33% da produção mundial, destacando-se o Estado de São Paulo, que lidera com 60% da produção nacional. Diversos fatores podem interferir na produtividade e na qualidade tecnológica da cana-de-açúcar que, no final, representa a integração das diferentes condições a que a cultura ficou sujeita. Neste prisma, alguns dos aspectos de maior importância para se ter boa produtividade final ou bom estande de mudas estão relacionados com as práticas de plantio, levando em consideração fatores indispensáveis à otimização da cultura. Este trabalho abordará as diferentes vertentes da fisiologia do desenvolvimento correlacionado ao estádio vegetativo da cana-de-açúcar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).