Correlações das propriedades reológicas e sensoriais da calda de sorvete soft elaborado a partir do extrato da soja com leite de cabra
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v5i2.1812Keywords:
leite de cabra, extrato de soja, sorvete, reologia, análise sensorialAbstract
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma formulação para o sorvete, a partir de uma mistura binária composta por extrato de soja e leite de cabra. A viscosidade da calda foi determinada em um viscosímetro rotacional, para posterior correlação desta com os atributos sensoriais. Os resultados mostraram que todas as formulações comportaram-se como um fluido pseudoplástico, e o teor do extrato de soja não influenciou no tipo de comportamento reológico, apesar de exercer efeito crescente no índice de consistência do produto. Com relação aos resultados da análise sensorial todas as formulações apresentaram boa aceitação, observando-se ligeira preferência pela formulação com leite de cabra 70%. Os resultados da ANOVA mostraram que existe diferença significativa entre as amostras, com relação ao atributo sabor. Com relação à aparência e cheiro, observou-se que a amostra (leite de cabra 50% + extrato de soja 50%) não diferiu daquela elaborada com leite de (cabra 30%+ de extrato de soja de + 70 %); no entanto, ambas diferiram-se da amostra (leite de cabra 70%+ extrato de soja 30%). Com relação à textura, observa-se que a formulação (leite de cabra 50% + extrato de soja 50%) diferiu das demais, às quais não apresentaram diferença significativa entre si.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).