<b>Caracterização da variabilidade espacial da necessidade de calcário para aplicação à taxa variada em uma área agrícola comercial</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.1066Palavras-chave:
geoestatística, acidez do aolo, agricultura de precisãoResumo
Fora da faixa ideal de pH, as culturas encontram limitação quanto à disponibilidade dos nutrientes, logo a calagem está ligada diretamente à produtividade da cultura, sendo a aplicação comumente realizada baseado em um valor médio da Necessidade de Calcário (NC). Dessa forma o trabalho teve como objetivo a construção do mapa da NC, utilizando as ferramentas de Agricultura de Precisão (AP) e por meio da metodologia convencional, realizando posteriormente uma comparação entre os métodos de aplicação de NC utilizados, determinando os benefícios da aplicação em taxa variada. Foram coletadas 59 amostras, por meio de um Grid amostral, dentro da área experimental de 82,67 ha. Com a utilização da Geoestatística determinou-se a variabilidade espacial da NC na área estudada, com um grau moderado de dependência espacial entre os pontos amostrados, assim possível construir um mapa temático da NC. Ao comparar a quantidade de calcário calcítico a ser aplicado segundo o mapa temático com a metodologia convencional de aplicação a partir da média da NC, a quantidade de calcário aplicado a taxa variada diminuiu na ordem de 73%, proporcionando com isso, maiores benefícios ambientais ao solo e também financeiros em virtude da economia na quantidade de corretivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).