MARKETING DIGITAL NO TURISMO DE PONTA GROSSA (PARANÁ)
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20230002Resumo
Com o aumento do uso da internet na busca de informações para a escolha do destino turístico, o uso de websites para a comercialização dos destinos por parte das operadoras é uma estratégia importante. O objetivo dessa pesquisa foi de analisar as redes sociais das operadoras de turismo que comercializam o município de Ponta Grossa. A pesquisa exploratório-descritiva utilizou análise documental das redes sociais (Instagram e Facebook) de 18 organizações que comercializavam Ponta Grossa (entre outubro e novembro de 2021). O quadro analítico foi composto por categorias definidas a priori com base no referencial teórico e seguindo os preceitos da análise de conteúdo segundo Bardin (1977). As estratégias de marketing digital utilizadas por essas organizações são, por fim, comparadas entre si e discutidas com base no referencial. Ao final obteve-se um panorama da realidade estudada, bem como foi identificado fragilidades e potencialidades relativas ao marketing digital dessas organizações e a implicação de sua atuação para o destino Ponta Grossa como atrativo turístico. Em suas postagens, as operadoras analisadas expõem preponderantemente paisagens naturais, tendo o foco no turismo natural/aventura (15 de 18). Apenas 6 das 18 empresas tem Ponta Grossa como principal destino. Percebeu-se que o uso do Instagram e Facebook é similar, utilizando postagens espelhadas. Marca/imagem, segmentação e adequação dos conteúdos ao público seguindo a padronização de cada organização foram observados. Os canais utilizados são apenas os gratuitos e há espaço para maior interação nos comentários e/ou por cadastros. Ademais, a comercialização do destino quase que exclusivamente natural deixa de aproveitar nichos relevantes como o cultural, gastronômico e de eventos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.