MARKETING DIGITAL NO TURISMO DE PONTA GROSSA (PARANÁ)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5935/2763-9673.20230002

Resumen

Com o aumento do uso da internet na busca de informações para a escolha do destino turístico, o uso de websites para a comercialização dos destinos por parte das operadoras é uma estratégia importante. O objetivo dessa pesquisa foi de analisar as redes sociais das operadoras de turismo que comercializam o município de Ponta Grossa. A pesquisa exploratório-descritiva utilizou análise documental das redes sociais (Instagram e Facebook) de 18 organizações que comercializavam Ponta Grossa (entre outubro e novembro de 2021). O quadro analítico foi composto por categorias definidas a priori com base no referencial teórico e seguindo os preceitos da análise de conteúdo segundo Bardin (1977). As estratégias de marketing digital utilizadas por essas organizações são, por fim, comparadas entre si e discutidas com base no referencial. Ao final obteve-se um panorama da realidade estudada, bem como foi identificado fragilidades e potencialidades relativas ao marketing digital dessas organizações e a implicação de sua atuação para o destino Ponta Grossa como atrativo turístico. Em suas postagens, as operadoras analisadas expõem preponderantemente paisagens naturais, tendo o foco no turismo natural/aventura (15 de 18). Apenas 6 das 18 empresas tem Ponta Grossa como principal destino. Percebeu-se que o uso do Instagram e Facebook é similar, utilizando postagens espelhadas. Marca/imagem, segmentação e adequação dos conteúdos ao público seguindo a padronização de cada organização foram observados. Os canais utilizados são apenas os gratuitos e há espaço para maior interação nos comentários e/ou por cadastros. Ademais, a comercialização do destino quase que exclusivamente natural deixa de aproveitar nichos relevantes como o cultural, gastronômico e de eventos.

Biografía del autor/a

Rebecca Dechandt Von Henneberg, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e discente do último ano do curso de Administração pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal); Participante do Gestão Estratégica de Marketing em Turismo; Formada no curso de Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e no curso de Tecnologia em Gestão de Negócios no Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal). 

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta - Departamento de Turismo - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas; Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Alimentação & Sociedade   Líder do Centro de estudos em Gestão Estratégica de Marketing em Turismo; Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas

Publicado

20-07-2023

Número

Sección

Artigos