Análise de indicadores de desempenho para a mensuração da produtividade dos profissionais de assessoria executiva<p>Analysis of performance indicators for measuring the productivity of executive assistant professionals
Palavras-chave:
Balanced Scorecard, Indicadores de Desempenho, Assessoria ExecutivaResumo
Este relato técnico visa apresentar um instrumento de pesquisa para a mensuração da produtividade dos profissionais de assessoria executiva, a partir do estudo de indicadores de desempenho, tendo como base a teoria do Balanced Scorecard. A explicação sobre os indicadores de desempenho visa identificar, de forma clara e objetiva, como a implantação de indicadores de desempenho específicos para os profissionais de assessoria executiva pode contribuir na mensuração de sua produtividade, bem como elevar o seu desempenho. Com isso, pode-se analisar como esses profissionais podem contribuir, por meio de suas competências essenciais, para o alcance dos objetivos estratégicos das empresas. O instrumento de pesquisa apresenta questões abertas (discursivas) visando contribuir com o desenvolvimento de indicadores que possam mensurar o desempenho destes profissionais, dando um norte para o desenvolvimento de um sistema de mensuração, bem como para o desenvolvimento de futuros estudos sobre o tema.Referências
ASSIS, M. T. Indicadores de Gestão de Recursos Humanos: Usando indicadores demográficos, financeiros e de processos na Gestão do Capital Humano, Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
BERGAMINI, C. W. Competência: a chave do desempenho. São Paulo: Atlas, 2012.
BOOG, G. G.; BOOG, M. T. Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências. 6ª ed. São Paulo: Gente, 2002.
CAMPOS, L. M. S.; MELO, D. A; MEURER, S. A. A importância dos indicadores de desempenho ambiental nos sistemas de gestão ambiental (SGA). IX ENGEMA – Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, Curitiba, 2007.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
COSTA, A. P. P. D. Balanced Scorecard: conceitos e guia de implementação. São Paulo: Atlas, 2006.
D’ELIA, M. E. S.; AMORIM, M; SITA, M. (Orgs). Excelência no secretariado: a importância da profissão nos processos decisórios como assessorar e atingir resultados corporativos e pessoais com competência e equilíbrio. São Paulo: Ser Mais, 2013.
FATTAH, D.; SYARIPUDIN, M. A. Philosophical Business Performance Competition on the Balance Scorecard Approach. International Journal of Economic Persperctives, v. 10, n. 4, p. 541-551, 2016.
FERNADES, D. R. Uma contribuição sobre a construção de indicadores e sua importância para a gestão empresarial. Revista FAE, v. 7, n. 1, p. 1-18, 2004.
FLEURY, M. T. L; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FRANCISCHINI, A. S. N.; FRANCISCHINI, P. G. Indicadores de Desempenho dos objetivos à ação - métodos para elaborar KPIs e obter resultados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE QUALIDADE (FNQ). Indicadores de Desempenho: Estruturação do Sistema de Indicadores Organizacionais. 3ª ed. São Paulo, 2012.
GRAMIGNA, M. R. M. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
GERLACH, F. R. Impactos do associativismo na pecuária leiteira paulista: Estudo de Casos - Dissertação (mestrado). Universidade Federal de São Carlos. 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HERRERO FILHO, E. Balanced Scorecard e a gestão estratégica: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
________. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
________. Kaplan e Norton na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004a.
_________. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Campus, 2004b.
KIYAN, F. M. Proposta para desenvolvimento de indicadores de desempenho como suporte estratégico. Dissertação (mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. 2001.
MANICA, E. et al. Deployment of the balanced scorecard as a tool for measuring performance: Case of a technology company in Brazil. Business Management Dynamics, v. 7, n. 06, p. 08-18, 2017.
MARINHO, A. P. (Orgs). Competências especiais para o desenvolvimento contínuo do profissional de secretariado executivo. Ed. São Paulo: Sinsesp,
NEIVA, E. G.; D’ELIA, M. E. S. As novas competências do profissional de Secretariado. 2ª ed. São Paulo: IOB, 2009.
NIVEN, P. R. Balanced Scorecard passo-a-passo: elevando o desempenho e mantendo resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
OLIVEIRA, H. M. C. The Balanced Scorecard Operating as a Risk Management Tool: Review of Economic Studies & Research Virgil Madgearu, v. 7, n. 02, p. 42-57, 2014.
ONG, T. S. et al. Adoption and Implementation of Balanced Scorecard in Malaysia. Asia-Pacific Management Accounting Journal, v. 5, n 1, p. 21-40, 2010.
RESENDE, E. O livro das competências: desenvolvimento das competências: a melhor autoajuda para pessoas, organizações e sociedade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
SEHIC-KRSLAK, S. Examples of good practice implementation of Balaced Scorecard –BSC model. International May Conference on Strategic Management, Bor, Serbia, 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.