Criatividade no ensino superior: uma análise da percepção dos discentes sobre as práticas dos docentes

Autores

  • Loreni Maria dos Santos Braum Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Hérmani Magalhães Olivense do Carmo Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Eduardo Vimercati de Sá Universidade Nove de Julho - Uninove

Palavras-chave:

Criatividade. Ensino Superior. Práticas Docentes.

Resumo

A criatividade está presente em diversas atividades desenvolvidas no dia a dia, sendo fundamental para a criação de novas soluções para problemas. Acredita-se que o ensino superior é a etapa da formação dos indivíduos em que a criatividade aliada ao conhecimento teórico impulsione o surgimento de ideias inovadoras, assim o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos discentes de diferentes cursos superiores sobre as práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior utilizando o Inventário de Práticas Docentes. A base teórica trata das características da criatividade, das estratégias para estimular a criatividade e medidas de criatividade no ensino superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, por meio de um survey aplicado aos alunos de duas instituições de ensino superior (IES) privadas, localizadas na região Oeste do Estado do Paraná. Os resultados evidenciaram que o modelo proposto conseguiu explicar a criatividade das Práticas Docentes utilizadas nas IES analisadas uma vez que a validade convergente foi alcançada por meio da análise da maioria dos itens,  os indicadores de Validade Interna (AVE, Alpha de Cronbach e Confiabilidade Composta ficaram adequados. Além disso, na análise dos crossloadings para a Validade Discriminante os resultados foram significantes o que demonstra que o modelo estrutural final resultou em um bom ajuste para a aplicação da pesquisa onde os Coeficientes de Determinação (R²) apresentou um ajuste 0 e 1.

Biografia do Autor

Loreni Maria dos Santos Braum, Universidade Nove de Julho - Uninove

Graduada em Ciências Contábeis e mestre em Ciências Contábeis. Docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon. Doutoranda em Administração na Universidade Nove de Julho - Uninove.

Hérmani Magalhães Olivense do Carmo, Universidade Nove de Julho - Uninove

Graduação em Ciencias Economicas -UFAL. Mestrado em Economia - UFAL. Professor do curso de graduação em Economia da UFAL. Doutorando em Administração na Universidade Nove de Julho - Uninove.

Eduardo Vimercati de Sá, Universidade Nove de Julho - Uninove

Graduação em Administração - Uninove. Mestrado profissional em Mestrado Prof. Administração - Gestão de Projetos - Uninove. Doutorando em Administração na Universidade Nove de Julho - Uninove.

Publicado

21-12-2016