Criatividade no ensino superior: uma análise da percepção dos discentes sobre as práticas dos docentes
Palabras clave:
Criatividade. Ensino Superior. Práticas Docentes.Resumen
A criatividade está presente em diversas atividades desenvolvidas no dia a dia, sendo fundamental para a criação de novas soluções para problemas. Acredita-se que o ensino superior é a etapa da formação dos indivíduos em que a criatividade aliada ao conhecimento teórico impulsione o surgimento de ideias inovadoras, assim o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos discentes de diferentes cursos superiores sobre as práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior utilizando o Inventário de Práticas Docentes. A base teórica trata das características da criatividade, das estratégias para estimular a criatividade e medidas de criatividade no ensino superior. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, por meio de um survey aplicado aos alunos de duas instituições de ensino superior (IES) privadas, localizadas na região Oeste do Estado do Paraná. Os resultados evidenciaram que o modelo proposto conseguiu explicar a criatividade das Práticas Docentes utilizadas nas IES analisadas uma vez que a validade convergente foi alcançada por meio da análise da maioria dos itens, os indicadores de Validade Interna (AVE, Alpha de Cronbach e Confiabilidade Composta ficaram adequados. Além disso, na análise dos crossloadings para a Validade Discriminante os resultados foram significantes o que demonstra que o modelo estrutural final resultou em um bom ajuste para a aplicação da pesquisa onde os Coeficientes de Determinação (R²) apresentou um ajuste 0 e 1.
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.