Mensuração, teste e validação da confiança na marca.

Autores

  • Daniel Hofer Bastos Professor do Centro Universitário UNA
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Juliana Maria Magalhães Christino Professora da Fead/Minas

Palavras-chave:

Marca, Confiança na Marca, Teste e validação de escalas.

Resumo

O estudo sobre as marcas ganhou destaque nas últimas duas décadas, principalmente no que tange à criação e à manutenção de marcas fortes. A confiança na marca é um dos tópicos inerentes ao branding que também vem sendo objeto de estudo por parte dos pesquisadores. O objetivo deste trabalho é o de mensurar a confiança da marca em uma empresa siderúrgica, além de testar e validar o construto confiança na marca criado por Ballester (2004). Para isso, foi realizada em pesquisa descritiva com todos os clientes compradores de aços planos desta siderúrgica. Em termos de análise de dados, foram realizados procedimentos de tratamento dos dados (análise dos dados faltantes, análise da normalidade da amostra, identificação dos outliers, verificação da unidimensionalidade da escala de confiança na marca, além da verificação da sua confiabilidade e validade convergente). Os resultados apontam que a confiança na marca é moderadamente alta. Em termos do teste e validação de escala de Ballester (2004), os resultados foram muito positivos, verificando-se a sua unidimensionalidade, confiabilidade e validade convergente. Por fim, é possível identificar que a escala de Ballester (2004) pode ser usada para a mensuração da confiança na marca, bem como ser parte integrante de modelos de visem mensurar a força da marca (brand equity).

Biografia do Autor

Daniel Hofer Bastos, Professor do Centro Universitário UNA

Mestre em Administração. Centro Universitário UNA

Especialização em andamento em MBA-Gestão de Projetos.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. 

Especialização em Tecnologia do Ensino Superior.
PITÁGORAS SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR. 

Especialização em ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

INSTITUTO CATÓLICO DE MINAS GERAIS. 

Graduação em ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA. 
INSTITUTO CATÓLICO DE MINAS GERAIS.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG

Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC - MINAS

Mestre em Administração pela UFMG

Doutor em Administração pela UFMG

Professor Adjunto do Centro Universitário UNA nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico.

Professor do Mestrado Profissional de Administração do Centro Universitário UNA.

Juliana Maria Magalhães Christino, Professora da Fead/Minas

Doutorado em Administração. 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 

Mestrado profissionalizante em Mestrado em Administração com ênfase em Marketing. FEAD.

Especialização em Marketing. (Carga Horária: 360h). Fundação Getúlio Vargas.

Graduação em Administração. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Publicado

16-12-2015