Processo ou Ações de Ecoeficiência em Empresas da Cadeia Produtiva Agroindustrial da Suinocultura na região de Toledo - Paraná, Brasil

Autores

  • Antônio Pedroso PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PPGA/UEL
  • Flávio Augusto Cella-de-Oliveira PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PPGA/UEL
  • Ivan de Souza Dutra PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PPGA/UEL
  • João Francisco Morozini UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

Palavras-chave:

Ecoeficiência, cadeia agroindustrial de suínos, sustentabilidade e organizações.

Resumo

 

Neste estudo destaca-se a temática da Ecoeficiência como agregadora de valor econômico aliado à redução e otimização do consumo de recursos naturais do ambiente. A partir de então, buscou-se investigar empresas que estão no aglomerado de negócios da região de Toledo, estado do Paraná, Brasil, atuantes da cadeia produtiva agroindustrial da suinocultura. No referencial teórico, temas como desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, sustentabilidade organizacional, modernização ecológica, e os aglomerados de negócios, que convergem para entendimento de Ecoeficiência. A pesquisa de campo foi caracterizada como exploratória, apoiada em uma abordagem qualitativa,  pelo método de estudo de caso, em que a coleta de dados foi por entrevistas semiestruturadas e de maneira pessoal. Foram entrevistados dirigentes de quatro empresas produtoras e industrializadoras de suínos, cooperativas ou do gênero, com o especial interesse na introdução de inovações tecnológicas que minimizassem os impactos ambientais decorrentes da atividade. Os principais resultados apontam para a existência de ações de Ecoeficiência, mas muitas das ações de caráter ambiental ocorreram devido a imposições legais. Em relação aos vínculos existentes entre empresas, verificou-se uma programação de longo prazo,  o que aproximaà  indícios de auto-organização do aglomerado de negócios como uma característica encontrada nos Clusters de Negócios.

 

Biografia do Autor

Antônio Pedroso, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PPGA/UEL

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil. Possui graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, Brasil.

Flávio Augusto Cella-de-Oliveira, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PPGA/UEL

Possui metrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil. Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM/UFPR, Brasil.

Ivan de Souza Dutra, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - PPGA/UEL

Possui doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, Brasil e mestrado em Administração pelo Programa de Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual de Maringá consorciadas - PPA/UEL-UEM, Brasil.

Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil, e também do Programa de Mestrado em Bioenergia Associação em Rede - PPGB/UNICENTRO, Brasil.

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil.

João Francisco Morozini, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil.

Downloads

Publicado

21-08-2012