O que os liderados esperam da liderança? Um estudo com professores da educação básica<p>What do followers expect from leadership? A study with basic education teachers

Autores/as

Palabras clave:

liderança relacional, professores liderados, escolas privadas

Resumen

Parte da literatura sobre liderança no setor de educação se encarregou de traçar perfis ideais de liderança sem levar em conta o que os professores consideram como características essenciais deste líder. Ademais, são raros os estudos que tratam especificamente das expectativas dos liderados em relação aos diretores. Tomando como ponto de partida tais lacunas, o objetivo da pesquisa foi captar a percepção de professores do ensino médio de colégios privados sobre as relações estabelecidas com os diretores, as lideranças nesse caso. Quanto ao método, foi desenvolvida pesquisa qualitativa envolvendo a realização de doze entrevistas com professores de escolas privadas de quatro estados brasileiros. Os achados empíricos apontam que o relacionamento é considerando um aspecto crítico para uma liderança eficaz no ambiente escolar, na visão unânime dos professores entrevistados. Aspectos relacionais emergiram nas respostas da maioria das questões de pesquisa, seja sobre o que é ser líder; seja em relação às habilidades requeridas ao diretor; seja quanto aos impactos do líder no desempenho dos docentes. Os achados apontam ainda que o líder, na visão dos entrevistados, é quem fornece a direção considerando as necessidades e expectativas dos diferentes liderados. Portanto, quando há uma preocupação em ouvir a perspectiva do liderado, pressupõe-se que a liderança só se concretiza na relação com o outro. Ou seja, líder e liderado não existem independentemente, mas sim em uma relação de troca, aspecto central na abordagem relacional de liderança.

Biografía del autor/a

Roseane Netto Vinte, PUC Minas

Mestranda em Administração pela PUC Minas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), especialista em Educação a Distância pelo SENAC MG e em Gestão Pedagógica pela Faculdade Batista. Atualmente é Diretora Pedagógica do Colégio Sesc de Minas Gerais. Tem experiências nas áreas de Educação básica e Educação Superior, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

Antônio Moreira de Carvalho Neto

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ desde 2012. Professor permanente, em regime de dedicação integral ao PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas desde 2001. Desde 2022 é membro do editorial board da European Management Review. Em 2022 ocupou a segunda posição no ADscientificindex na área de recursos humanos no Brasil e na América Latina e 192° no mundo. Em 2020 recebeu o Prêmio de Trajetória Acadêmica da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD. De 2019 a 2020 foi President Elect da IFSAM - International Federation of Scholarly Associations of Management . Em 2020 recebeu da IFSAM o prêmio Outstanding Service Award. Em 2019-2020 foi membro do Steering Committee da EURAM - European Academy of Management - para a pesquisa em imigração, trabalho infantil e outros temas. Foi membro do Executive Commitee da IFSAM de 2016 até 2018. Coordenou o PPGA da PUC Minas de 2007 a 2015. Coordenou a Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD de 2009 a 2012.

Daniela Martins Diniz, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Av. Visconde do Rio Preto,S/N - Colônia do Bengo, Minas Gerais, Brasil, Cep 36301-360. 55 (31) 98717-9395

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC. Professora do Mestrado PROFNIT (Programa Stricto Sensu em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFSJ). Doutora em Administração pela UFMG na linha de 'Gestão e Tecnologias Gerenciais'. Mestre em Administração pela PUC Minas, na linha de 'Inovação e Conhecimento'. Possui experiência em docência e pesquisa em instituições de ensino, como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua trajetória acadêmica inclui participação em projetos de pesquisa e publicações nas áreas de Inovação e Transferência de Tecnologia; Liderança e Gestão de Pessoas; Empreendedorismo e Capital Social, dentre outros temas.

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Publicado

22-11-2023

Cómo citar

Vinte, R. N., Carvalho Neto, A. M. de, & Diniz, D. M. (2023). O que os liderados esperam da liderança? Um estudo com professores da educação básica<p>What do followers expect from leadership? A study with basic education teachers. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 21(2), 63–79. Recuperado a partir de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/7384