Pesquisa em secretariado: influência da disciplina de metodologia do trabalho científico
Palabras clave:
Pesquisa em Secretariado. Metodologia do Trabalho Científico. Educação pela pesquisa.Resumen
O objetivo deste estudo é analisar a influência da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico na percepção dos estudantes de Secretariado Executivo acerca da pesquisa científica. Discute-se a formação acadêmica por meio da pesquisa mediante contribuições da área da Educação e a formação e a pesquisa em Secretariado a partir dos debates atuais. A pesquisa é descritiva e qualitativa. O método adotado foi estudo de caso. Para a coleta dos dados foram aplicados questionários aos alunos matriculados na disciplina e para a compreensão dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. O estudo evidenciou a importância de iniciativas no interior dos cursos de graduação que associem o ensino, a pesquisa e a extensão e que façam o aluno perceber a sua formação para além do ensino em sala de aula, gerando uma postura ativa diante do conhecimento. A disciplina Metodologia do Trabalho Científico influenciou na percepção dos alunos que a frequentaram especialmente na ampliação do conhecimento sobre o assunto, tornando-os mais preparados para o desenvolvimento de futuros estudos. No nível de interesse dos estudantes em pesquisa a disciplina não causou impacto imediato. Constatou-se, portanto, a necessidade de fortalecer ações no interior dos cursos e em âmbito nacional para conscientizar os estudantes da importância da pesquisa na sua formação acadêmica e profissional.
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.