Produção orgânica: Uma alternativa na agricultura familiar

Autores/as

  • Alessandra Juliana Caumo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jefferson Andronio Ramundo Staduto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palabras clave:

Agroecologia, Sustentabilidade

Resumen

Resumo: Este trabalho analisou a participação das mulheres nas atividades da agricultura orgânica sob uma perspectiva de gênero e, mais especificamente, nas decisões, geração e apropriação da renda, como uma estratégia para o desenvolvimento rural. O estudo foi realizado nos municípios do Oeste do Paraná. Na pesquisa foram apresentadas e discutidas as dificuldades dos produtores familiares em iniciar e manter-se na atividade orgânica. Os resultados evidenciaram maior participação das mulheres nos processos de planejamento, investimento e comercialização da produção orgânica. Além disso, ocorreram mudanças positivas nas relações intrafamiliares. A participação de mulheres e homens nas atividades orgânicas é uma importante estratégia adotada na agricultura familiar, porque garante maior diversificação, mais renda e melhor qualidade de vida.

Palavras-chave: gênero, agricultura familiar, produção orgânica.

Biografía del autor/a

Alessandra Juliana Caumo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em ciências econômicas e possui mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócios. Professora na Faculdade Sul Brasil

Jefferson Andronio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1991), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, agronegócio, desenvolvimento regional, mercado de trabalho e Paraná.

Publicado

14-01-2014