Um Estudo Sobre Sociedade da Informação do Brasil no Paradigma Tecno-Econômico das TICS

Autores/as

  • Anderson Luiz Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Walter Tadahiro Shima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Palabras clave:

Sociedade da Informação, Conhecimento, Desenvolvimento Econômico

Resumen

A Sociedade da Informação proporciona que novas oportunidades sejam geradas no sentido de promover o crescimento e desenvolvimento econômico dos países. Sendo assim, o artigo retrata a experiência brasileira na condução de políticas governamentais voltadas para inserção do Brasil na SI. Desde os primeiros anos da década de 1990 quando a SI começava a emergir no cenário internacional, o Brasil já dava algumas indicações de que reconhecia a importância do deste setor que começava a ganhar força. No entanto, um estudo do MCT iniciado em 1996 é que formalizou esta preocupação do governo em inserir o Brasil na SI. A partir deste estudo do MCT, chega-se à conclusão de que o novo paradigma tecno-econômico é sustentado por setores cada vez mais intensivos em conhecimento, gerando consequências industriais, culturais e econômicas. Esse relatório preliminar foi a base para uma discussão mais ampla iniciada em 1999, ou seja, a implementação do programa SocInfo. Este programa deixa claros os objetivos do Brasil frente à SI. Todas essas ações proporcionaram a criação de indicadores comparáveis com outros países. Sendo assim, objetiva-se realizar a comparação destes indicadores e verificar o nível de desenvolvimento da SI do Brasil em 2005 frente aos países da OCDE.

Biografía del autor/a

Anderson Luiz Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFF, Brasil. Possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil.

Walter Tadahiro Shima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Professor do Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas da Univesidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil. Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil.

Publicado

21-11-2012