Os modelos Technology-Push e Demand-Pull e as estratégias de organizações ambidestras: a adoção de inovações tecnológicas por empresas brasileiras

Autores/as

  • Marlete Beatriz Maçaneiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO
  • João Carlos da Cunha PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - PPGADM/UFPR

Palabras clave:

Inovações tecnológicas, Technology-push, Demand-pull, Organizações ambidestras

Resumen

O objetivo do estudo é analisar a adoção de inovações em produtos e/ou processos por empresas brasileiras, sob a luz dos modelos technology-push e demand-pull, verificando-se a adoção da estratégia de organizações ambidestras. A metodologia é caracterizada como uma pesquisa descritiva e exploratória, por meio de dados quantitativos, com tratamento qualitativo. Os dados utilizados para a análise foram os disponibilizados pelo IBGE, na Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica – PINTEC, do período de 1998 a 2008. Na análise dos dados, pode-se inferir que houve maior tendência a adoção de inovações oriundas de demanda de mercado, mas não se ignora totalmente a influência de fatores de base científica. Considera-se até mesmo certa interação entre oportunidade de mercado e aquisição de novos conhecimentos, além da criação de capacidade tecnológica, características essas que identificam as empresas ambidestras.

Biografía del autor/a

Marlete Beatriz Maçaneiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil.

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil, e discente em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM/UFPR, Brasil, nível doutorado.

Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Estratégia Organizacional - GEO/UNICENTRO.

João Carlos da Cunha, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - PPGADM/UFPR

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, Brasil. Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – PPGADM/UFPR, Brasil.

Publicado

31-01-2012

Cómo citar

Maçaneiro, M. B., & Cunha, J. C. da. (2012). Os modelos Technology-Push e Demand-Pull e as estratégias de organizações ambidestras: a adoção de inovações tecnológicas por empresas brasileiras. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 9(1), 27–41. Recuperado a partir de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/1087