Teoria da Autodeterminação: um estudo da Motivação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao hábito de Leitura<p>Theory of Self-Determination: a study of Accounting Students' Motivation in relation to the reading habit

Autores

Palavras-chave:

Motivação, Ciências Contábeis, Teoria da Autodeterminação, Leitura, Discentes.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a motivação de estudantes de Ciências Contábeis em relação ao hábito de leitura de textos curriculares e extracurriculares, sob a luz da Teoria da Autodeterminação, a qual indica seis tipos de motivação. Esta pesquisa é descritiva, quantitativa e quanto aos procedimentos survey, realizada por meio da aplicação de um questionário eletrônico, com a escala de motivação para Escala de Motivação em Leitura (EML). A amostra da pesquisa foi composta por 163 discentes matriculados nos Cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino brasileiras. Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes analisados possuem motivação extrínseca por regulação integrada para realizarem leituras. Foi possível constatar, também, que as mulheres, os mais jovens e os que têm mais tempo na graduação em relação aos iniciantes apresentaram motivação identificada. Esses resultados mostram a necessidade de fomentar o hábito de leitura dos estudantes, pois esse déficit vai refletir futuramente na vida profissional dos discentes.

Biografia do Autor

Cristiano Carvalho Lopes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestrando em Contabildiade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Filosofia Moral e Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência na área de contabilidade, com ênfase em gestão financeira e atualmente exerce a função de Técnico-Administrativo em Educação, ocupando o cargo de Técnico em Contabilidade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994). É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua na graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial e educação e pesquisa em contabilidade.

Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS (2014). Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Técnico em Sistemas para Internet e Intranets pelo Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati - CTI/FURG (2004). Atualmente é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (Mestrado/Doutorado em Economia Aplicada) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Parcerias Público-Privadas, Concessões, Contratos, Regulação, Infraestrutura e Econometria Aplicada.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Referências

BRUCE, P.; BRUCE, A. Estatística prática para cientistas de dados: 50 conceitos iniciais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

BIZZARRIA, F. P. A.; CARNEIRO, T. C. J.; SILVA, M. A.; TASSIGNY, M. M. Escala de Motivação Acadêmica: Validade no contexto da educação a distância em curso de administração pública. Revista Capital Científico. Guarapuava, v.14, n.4, p. 75-91, 2016.

BZUNECK, J. A.; OLIVEIRA, M. F. C.; CARVALHO, R. F.; RUFINI, S. E.; OLIVEIRA, K. L. Estrutura fatorial de uma escala de motivação de adolescentes para leitura. Avaliação Psicológica, Londrina, v. 14, n. 3, p. 375-383, 2015.

CARMO, C. R. S. Motivação discente no curso de bacharel em ciências contábeis: um estudo comparativo entre alunos da modalidade presencial e alunos da modalidade a distância. Contexto, Porto Alegre, v. 14, n. 26, p. 7-18, 2014.

CARMO, B. M.B.; ALBANEZ, T. Relação entre motivação dos alunos de práticas pedagógicas empreendidas na FEA-USP. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 12, n. 2, p. 96-116, abr./jun., 2016.

COLARES, A, C. V.; CASTRO, M. C. C. S. BARBOSA, J. E.; CUNHA, J. V. A. Motivação docente na pós-graduação stricto sensu uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 30, n. 81, p. 381-395, set./dez., 2019.

DECI, E. I.; RYAN, R. M. The “wthat” and “why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of be havior. Psychological Inqyuiry, v.11, n. 4, p. 227-268, 2000.

DECI, E. I.; RYAN, R. M. Self-determination theory: a macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology, v. 49, n. 3, p. 182-185, 2008.

DURSO, S. O.; CUNHA, J. V. A.; NEVES, P. A.; TEIXEIRA, J. D. V. Fatores Motivacionais para o Mestrado Acadêmico: uma Comparação entre Alunos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas à luz da Teoria da Autodeterminação. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, v. 27, n. 71, p. 243-258, maio/jun./jul./ago. 2016.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de Análise de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FERNANDES, V. D. C.; MIRANDA, G. M. Habilidade de leitura e desempenho acadêmico: um levantamento com alunos do curso de ciências contábeis. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 6, Porto Alegre, 2018. Anais [...]. ANPAD: Porto Alegre, 2018.

GAGNÉ, M.; DECI E. Self-determination theory and work motivation. Journal of Organizational Behavior, Malden, n. 26, p. 331-362, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 6 ed. São Paulo: Altas, 2017.

GOMES, M. A. M.; BORUCHOVITCH, E. Escala de motivação para leitura para estudantes do ensino fundamental: construção e validação. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 28, n.1, p. 68-76, 2015.

GUIMARÃES, S. É, R. BORUCHOVITCH, E.; O estilo motivacional do professor e a motivação dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 143-15, 2004.

LAW, Y. K.; The role of teachers’ cognitive support in motivating Young Hong Kong chinese children to read and enhancing reading comprehension. Teaching and Teacher E ducation, v. 27, n. 1, p. 73-84, 2011.

LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CARMO, C. R. S. Teoria da Autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças. São Paulo, v. 24, n. 62, p. 162-173, maio/ago., 2013.

LEGAULT, L. Self-determination theory. In: Hill, V. Z.; Shackelford, T. K. Encyclopedia of Personality and Individual Differences, p. 1-9, jun., 2017.

LOPES, L. M. S.; PINHEIRO, F. M. G.; SILVA, A. C. R.; ABREU, E. S. Aspectos da motivação intrínseca e extrínseca: uma análise com discentes de ciências contábeis da Bahia na perspectiva da teoria da autodeterminação. Revista Gestão, Finanças e Contabilidade. Salvador, v. 5, n. 1, p. 21-39, 2015.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: 3 ed., Atlas, 2016.

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro E-MEC. 2020. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 16 jul 2020.

NASU, V. H. A importância da leitura extracurricular na educação superior: reflexos no desempenho acadêmico e no tempo de estudo de estudantes de ciências contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting. São Paulo, v.11, n.3, p. 484-501, set./dez., 2018.

OLIVEIRA, A. G.; SILVEIRA, D. A importância da leitura na vida acadêmica e cotidiana. Revista Infarma. Brasília, v. 26, n. 2, p.81, 2014.

PAJARES, F.; SCHUNK, D. H. Self-beliefs and school success: Self-efficacy and selfconcept in academic settings. Ablex Publishing. London, 2001.

SCHNELL, M. Influência dos fatores motivacionais no desempenho de estudantes do curso de Ciências Contábeis: um estudo multicaso sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.

SOBRAL D.T. Motivação do aprendiz de medicina: uso da escala de motivação acadêmica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n.1, p. 25-31, jan./abr., 2003.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: Classic de definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology. Washington, v. 25, n.1, p. 54-67, 2000.

SILVA, M. A.; WENDT, G.W; ARGIMON, I. I. L. A Teoria da Autodeterminação e as influências socioculturais sobre a identidade. Psicologia em Revista. Belo Horizonte, v.16, n. 2, p.351-369, ago., 2010.

VALLERAND, R.J.; PELLETIER, L.G.; BLAIS, M.R.; BRIÉRE, N.M.; SENÉCAL, C.; VALLIÉRES, E.F. The Academic Motivation Scale: a measure of intrinsic, extrinsic, and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement, v. 52, n. 4, p. 1003-1017,1992.

WERLANG, J. D.; BIANCHI, M.; VENDRUSCOLO, M. I. Estudo dos fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os discentes na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis da universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 6, 2015. Florianópolis. Anais [...]. UFSC: Florianópolis, 2015.

Downloads

Publicado

22-11-2023

Como Citar

Lopes, C. C., Gomes, D. G. de, Fernandez, R. N., & Quintana, A. C. (2023). Teoria da Autodeterminação: um estudo da Motivação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao hábito de Leitura<p>Theory of Self-Determination: a study of Accounting Students’ Motivation in relation to the reading habit. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 21(2), 26–43. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/7227

Edição

Seção

Artigos