Um Estudo Sobre Sociedade da Informação do Brasil no Paradigma Tecno-Econômico das TICS

Autores

  • Anderson Luiz Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Walter Tadahiro Shima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Conhecimento, Desenvolvimento Econômico

Resumo

A Sociedade da Informação proporciona que novas oportunidades sejam geradas no sentido de promover o crescimento e desenvolvimento econômico dos países. Sendo assim, o artigo retrata a experiência brasileira na condução de políticas governamentais voltadas para inserção do Brasil na SI. Desde os primeiros anos da década de 1990 quando a SI começava a emergir no cenário internacional, o Brasil já dava algumas indicações de que reconhecia a importância do deste setor que começava a ganhar força. No entanto, um estudo do MCT iniciado em 1996 é que formalizou esta preocupação do governo em inserir o Brasil na SI. A partir deste estudo do MCT, chega-se à conclusão de que o novo paradigma tecno-econômico é sustentado por setores cada vez mais intensivos em conhecimento, gerando consequências industriais, culturais e econômicas. Esse relatório preliminar foi a base para uma discussão mais ampla iniciada em 1999, ou seja, a implementação do programa SocInfo. Este programa deixa claros os objetivos do Brasil frente à SI. Todas essas ações proporcionaram a criação de indicadores comparáveis com outros países. Sendo assim, objetiva-se realizar a comparação destes indicadores e verificar o nível de desenvolvimento da SI do Brasil em 2005 frente aos países da OCDE.

Biografia do Autor

Anderson Luiz Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFF, Brasil. Possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil.

Walter Tadahiro Shima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Professor do Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas da Univesidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil. Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil.

Downloads

Publicado

21-11-2012