INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PATO BRANCO (PR)
Resumo
A capacitação como forma de entrega de educação permanente e continuada deve ser usada como ferramenta para o desenvolvimento da força de trabalho, como preconiza a Política Nacional de Educação Permanente (Pnep). Na Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, através do setor de educação em saúde, são desenvolvidas capacitações para todos os setores que a compõem, contudo não há avaliação do efetivo resultado decorrente dessas ações. Este estudo busca identificar um modelo de avaliação que busque aferir esta efetividade. O produto deste estudo foi um roteiro de avaliação pré e pós capacitação, e após quatro meses a avaliação in loco da manutenção e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos. Para além de avaliar, utilizar os dados obtidos para melhoria contínua dos produtos entregues pelo setor. O objetivo final é a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
Referências
ALMEIDA, J. R. de S., BIZERRIL, D. O., SALDANHA, K. de G. H., ALMEIDA , M. E. L. de, Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167959542016000200003# back . Acesso em: 04 Set 2022.
AMARAL, A. F., ARAÚJO, E. S., MAGALHÃES, J. C.; SILVEIRA, É. A.; TAVARES, S. B. do N., AMARAL, R. G., Impacto da capacitação dos profissionais de saúde sobre o rastreamento do câncer do colo do útero em unidades básicas de saúde. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100- 7203201400040004>. Acesso em 12 Out 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 73 p.
MIRA, V. L., FOLLADOR, N. N., FERRARI, C. R. S., OLIVEIRA, L. F. M. N., SILVA J. A. M., SANTOS, P. T.; Avaliação da eficácia de um treinamento de profissionais de enfermagem: estudo correlacional. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt>. Acesso em: 12 Out 2022.
LAMPERT, S. S. Efetividade de um programa de capacitação em identificação precoce do transtorno do espectro autista na atenção básica em saúde. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 2016.
PAULA, L. M. da S., Avaliação de Treinamentos. Disponível em: . Acesso em: 25 Out de 2022.
SILVA, C. M. da C., MENEGHIM, M. de C., PEREIRA, A. C., MIALHE, F. L.; Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000500028>. Acesso em: 2 Set 2022.
SILVA, M. F. da; CONCEIÇÃO, F. A. da; LEITE, M. M. J., Educação continuada: um levantamento de necessidades da equipe de enfermagem. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodi cos/mundo_saude_artigos/educacao_continuada.pdf >. Acesso em: 03 Set 2022.