INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE CAPACITAÇÕES REALIZADAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PATO BRANCO (PR)

Autores

  • Dayane Boaretto
  • Giovane Galvão

Resumo

A capacitação como forma de entrega de educação permanente e continuada deve ser usada como ferramenta para o desenvolvimento da força de trabalho, como preconiza a Política Nacional de Educação Permanente (Pnep). Na Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, através do setor de educação em saúde, são desenvolvidas capacitações para todos os setores que a compõem, contudo não há avaliação do efetivo resultado decorrente dessas ações. Este estudo busca identificar um modelo de avaliação que busque aferir esta efetividade. O produto deste estudo foi um roteiro de avaliação pré e pós capacitação, e após quatro meses a avaliação in loco da manutenção e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos. Para além de avaliar, utilizar os dados obtidos para melhoria contínua dos produtos entregues pelo setor. O objetivo final é a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

Biografia do Autor

Dayane Boaretto

Graduada em Administração. Texto adaptado de Trabalho de Conclusão de Curso no MBA em Gestão Pública e Inovação da Unicentro.

Giovane Galvão

Mestre em Computação Aplicada. Professor universitário.

Referências

ALMEIDA, J. R. de S., BIZERRIL, D. O., SALDANHA, K. de G. H., ALMEIDA , M. E. L. de, Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167959542016000200003# back . Acesso em: 04 Set 2022.

AMARAL, A. F., ARAÚJO, E. S., MAGALHÃES, J. C.; SILVEIRA, É. A.; TAVARES, S. B. do N., AMARAL, R. G., Impacto da capacitação dos profissionais de saúde sobre o rastreamento do câncer do colo do útero em unidades básicas de saúde. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100- 7203201400040004>. Acesso em 12 Out 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 73 p.

MIRA, V. L., FOLLADOR, N. N., FERRARI, C. R. S., OLIVEIRA, L. F. M. N., SILVA J. A. M., SANTOS, P. T.; Avaliação da eficácia de um treinamento de profissionais de enfermagem: estudo correlacional. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt>. Acesso em: 12 Out 2022.

LAMPERT, S. S. Efetividade de um programa de capacitação em identificação precoce do transtorno do espectro autista na atenção básica em saúde. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 2016.

PAULA, L. M. da S., Avaliação de Treinamentos. Disponível em: . Acesso em: 25 Out de 2022.

SILVA, C. M. da C., MENEGHIM, M. de C., PEREIRA, A. C., MIALHE, F. L.; Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000500028>. Acesso em: 2 Set 2022.

SILVA, M. F. da; CONCEIÇÃO, F. A. da; LEITE, M. M. J., Educação continuada: um levantamento de necessidades da equipe de enfermagem. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodi cos/mundo_saude_artigos/educacao_continuada.pdf >. Acesso em: 03 Set 2022.

Downloads

Publicado

10-02-2023