A EDUCAÇÃO DIGITAL EM SALA DE AULA: O IMPACTO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS EM UM CONTEXTO DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da educação digital no aprendizado dos educandos em um contexto de desigualdade educacional. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Foi abordada a identificação na aplicabilidade da educação digital como estratégia para apurar eventual redução (ou aumento) das desigualdades educacionais. Os resultados apontaram que as legislações estão acompanhando as mudanças da sociedade e legitimando o uso das tecnologias digitais na área da educação, bem como evidenciaram que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática pedagógica contribui para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico, significativo e colaborativo. Todavia, as desigualdades educacionais existentes no Brasil impedem que a educação digital chegue a todos os estudantes.
Palavras-chave: Desigualdades educacionais. Educação digital. Ensino-aprendizagem. Práticas pedagógicas. TDIC.
Referências
ABRUSIO, Juliana. Educação digital. São Paulo: editora Revista dos tribunais, 2015.Acesso à energia com fontes renováveis em regiões remotas no Brasil. WWF. 28 de maio 2020. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?76422/Acesso-a-energia-com-fontes-renovaveis-em-regioes-remotas-no-brasil. Acesso em: 14 jan. 2022.
BRANCO, Márcia Castelo. Tecnologias da Informação e Comunicação: quais os desafios e perspectivas para o ensino, a educação e formação profissional. Imperatriz: Marco Zero Editora, 2021.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao. Acesso em:10 jan. 2022.
BRASIL. MEC. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020, 2020. Disponível em:http://www.abrafi.org.br/js/ckeditor/foto_internas/pcp005_20.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. MEC. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
_ato20152018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. MEC. Programa de Inovação Educação Conectada. Brasília: MEC/SEF, 2022.
BRASIL. MEC. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018: Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.
mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ͣ edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMÉZ, Ángel I. Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
JARDIM, Lucas Augusto; CECÍLIO, Valeria A. G. Tecnologias educacionais: aspectos positivos e negativos em sala de aula. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/p
df/7646_6015.pdf. Acesso em 14 jan.2022.
JOAQUIM, Nelson. Direito educacional brasileiro – história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203. Acesso em: 13 jan. 2022.
MARTINS, Camila Bitencourt. Educação e desigualdade: implicações no contexto escolar. 2016.Monografia. Curso de Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Por
to Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/156968/00101
pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 de jan. 2022.
MATHYAS, Alessandra da Mota. Acesso à energia com fontes renováveis em regiões remotas do Brasil: lições aprendidas e recomendações. WWF-Brasil /relatório 2020. Disponível em: https://wwfbr.awsassets.panda.org/downloads/21abr20_avaliacao_de_Impac-
tos_pt_1.pdf. Acesso em: 13 abril 2022.
MELLO, Rachel Costa de Azevedo; MOLL, Jaqueline. Políticas públicas em educação e a garantia do direito à educação no contexto de desigualdade social no Brasil. Revista do centro de ciências da educação. Volume 38, n. 2 – p. 01 – 21, Florianópolis, abr./jun. 2020.
NEGLIGENCIADAS nas políticas públicas, escolas do campo, indígenas e quilombolas não têm acesso a insumos básicos. De olho nos planos. 30 de out. 2020. Disponível em: https://deolhonosplanos.org.br/mapeamento/.Acesso em 27 jan. 2022.
PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena. Tecnologia e Educação: Algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. 2012, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a16.pdf. Acesso em: 14 jan. 2022.
SILVEIRA, S. A. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
SOBRINHO JUNIOR, J. F.; MORAES, C. de C. P. As legislações educacionais que fundamentam o uso de tecnologias digitais para o ensino no Brasil: um olhar sobre os dias atuais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI:10.35819/tear.v10.n1.a5031.Disponívelem:https://www.periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5031. Acesso em: 10 jan. 2022.
SOUZA, V. V. de; PEREIRA, E. C; MACHADO, C. C. A presença da tecnologia na Educação do Campo: mapeamento da produção científica nacional dos últimos cinco anos. Rev. Bras. Educ. Camp., v. 3, n. 1, p. 245-259, 2018.
TAVARES, Rosilene Horta. Desigualdade digital no Brasil: desafios e contradições. Belo Horizonte: Editora Livrarem, 2021.