IMPLANTAÇÃO EMERGENCIAL DO TRABALHO REMOTO NA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO DE SC EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOBRE ESSE CENÁRIO LABORAL EM METAMORFOSE

Autores

Resumo

A proposta deste artigo foi entender como se deu a implantação emergencial do trabalho remoto na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina - SEA em tempos de pandemia do vírus COVID-19, atentando para as percepções dos servidores daquele órgão frente a esse cenário laboral em metamorfose. Optou-se por uma abordagem quantitativa, no âmbito da Secretaria. Foi encaminhado por e-mail institucional e também por aplicativo de mensagem link da pesquisa a todos os servidores ativos do órgão, cerca de 519 pessoas. O questionário contou com variadas perguntas relacionadas à implementação do trabalho remoto na instituição. Embora apenas 126 servidores tenham respondido à pesquisa, o feedback foi fundamental para a elaboração desse artigo, pois permitiu ter uma boa percepção de como esses trabalhadores estão lidando e se adaptando com esse novo cenário laboral; entender como a Secretaria estava digitalmente estruturada, o que pode explicar a sua rápida adaptação ao modelo emergencial de trabalho implementado. O que mais se destacou foi a afirmação da maioria que considera que a Secretaria está, sim, preparada para o modelo de trabalho remoto/teletrabalho. Desenvolver esse trabalho foi desafiador, pois embora a temática não seja recente, as dificuldades se apresentaram na escolha dos textos de embasamento teórico, bem como na elaboração e aplicação do questionário. A pesquisa em questão é válida, uma vez que permite visualizar a estrutura do serviço público, pela perspectiva dos servidores da SEA, e é possível ter uma mostra de como as instituições públicas de SC estão se preparando e se adaptando para continuar atendendo aos cidadãos com a mesma qualidade e celeridade que a prestação do serviço público requer, mesmo em tempos de medidas restritivas de isolamento social, ocasionados pela pandemia provocada pelo coronavírus.

Biografia do Autor

Helena de Freiras Ferreira

Especialização em Gestão Pública Municipal na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO 

Especialização em Gestão Pública com Habilitação em Gestão de Pessoas - IFRP. 

Especialização em Gestão Pública Municipal - UNICENTRO.

Rosmeiri Aparecida Ribeiro Ferras

Professora do Departamento de Administração na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, Guarapuava-PR - Brasil. 

Doutoranda em Engenharia de Produção - UTFPR.

Mestre em Administração na linha de pesquisa de Estratégia e Inovação e Tecnologia – UNICENTRO.

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - UNICENTRO - Graduada em Administração - UNICENTRO

Referências

ADERALDO, Igor Leal; ADERALDO, Carlos Victor Leal; LIMA, Afonso Carneiro. Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional. Cad. EBAPE.BR vol.15 no.spe. Rio de Janeiro Sept. 2017. https://doi.org/10.1590/1679-395160287

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, Sem II. 2008. ISSN 1980-7031.

FILARDI, Fernando; ZANINI, Marco Tulio Fundão; CASTRO, Rachel Mercedes P. de. Vantagens e desvantagens do teletrabalho na administração pública: análise das experiências do SERPRO e da Receita Federal. Cad. EBAPE.BR vol.18 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2020.Epub Apr 17,2020. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395174605.

ROCHA, Cháris Martins da; AMADOR, Fernanda Spanier. O teletrabalho: conceituações e questões para análise. Cad. EBAPE.BR vol.16 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2018.

SAKUDA, Luiz Ojima; VASCONCELOS, Flavio de Carvalho. Teletrabalho: desafios e perspectivas. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/osoc/v12n33/a02v12n33.pdf. Consultado em 02/12/2020.

Souza, Katia Reis de; Santos, Gideon Borges dos; Rodrigues, Andréa Maria dos Santos; Felix, Eliana Guimarães; Gomes, Luciana; Rocha, Guilhermina Luiza da; Conceição, Rosilene do Carmo Macedo; Rocha, Fábio Silva da; Peixoto, Rosaldo Bezerra. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. www.scielo.br/pdf/tes/v19/0102-6909-tes-19-e00309141.pdf · Arquivo Phttps://sigio2.doe.sea.sc.gov.br/sigio/Portal/VisualizarJornal.aspx?tp=pap&cd=2690

Downloads

Publicado

08-06-2022