AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DA MODALIDADE PRESENCIAL: ANÁLISE DO CURSO MOODLE BÁSICO PARA ALUNOS

Autores/as

Resumen

Este texto trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de dados gerados junto aos acadêmicos vinculados ao curso de extensão Moodle Básico para Alunos, cujo objetivo foi analisar o uso dos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA) nos cursos de graduação,  modalidade presencial, na concepção dos alunos matriculados em uma universidade pública do Norte do Paraná. Buscou-se, a partir da análise, apresentar os recursos e as atividades mais utilizadas na Plataforma Moodle bem como compreender como o curso de extensão em pauta pode auxiliar os acadêmicos da modalidade a distância desta instituição no acompanhamento de disciplinas realizadas via Plataforma em questão. A experiência possibilitou conhecer as peculiaridades dos estudantes que iniciaram os estudos na universidade na modalidade presencial e traçar planos para o seu engajamento nos diferentes cursos de graduação ofertados e por eles cursados com o uso das tecnologias e plataformas digitais. 

Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem, modalidades presencial e a distância, Educação a Distância.


Biografía del autor/a

Flávio Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professor Assistente no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá

Citas

REFERÊNCIAS

DELGADO, L. M. M. Uso da plataforma Moodle como apoio ao ensino presencial: um estudo de caso. Unpublished master thesis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2009.

MACHADO JUNIOR, Felipe Stanque. Interatividade e interface em um ambiente virtual de aprendizagem. Passo Fundo: IMED, 2008.

MOREIRA; J. A.; DIAS-TRINDADE, S. Competências de Aprendizagem e tecnologias digitais. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321753505. Acesso em: 01 de nov. de 2021.

NOVELLI, J.; OLIVEIRA, F. R.; MELLO, J. M.; & SANTOS, A. R. Os impactos da pandemia da COVID-19 nos estágios em licenciatura: avanços e desafios para os cursos de formação de professores. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 8, n.1, 2021. https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.739

MARQUES, Isabela Quaglia; CAETANO, Fabiana Sesmilo de Camargo. A utilização do Moodle em cursos presenciais em uma instituição de ensino superior. Revista EaD em foco, v. 4, n. 2, p. 107-123, 2014.

MINHÓS, S. A. A. P. A utilização da plataforma Moodle nas salas de aulas: contributos para a aprendizagem colaborativa nos cursos de ensino profissional. 2015. Tese de Doutorado. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/17315. Acesso em: 01 de nov. de 2021.

OLIVEIRA, F. R.; OLIVEIRA, D. H. I.; FERNANDES, A. H. Metodologias ativas: repensando a prática docente no contexto educacional do século XXI. Revista Aproximação. v. 2. n. 3. 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6360/4326. Acesso em: 01 de nov. de 2021.

Publicado

08-06-2022