IMPLANTAÇÃO DE APLICATIVO PARA FACILITAR AS DEMANDAS DOS CIDADÃOS PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE MATELÂNDIA

Authors

  • Fabiane Morello Stella
  • Roziane Keila Grando

Abstract

Verificando-se a situação de pandemia, chegou-se ao questionamento de como reduzir as distâncias e os deslocamentos da população em busca dos serviços fornecidos em vários setores da Prefeitura de Matelândia-Paraná, especificamente os que são solicitados via setor de Protocolos, proporcionando segurança e comodidade. A ideia inovadora teve o objetivo de propor a criação de uma ferramenta como forma de solução ao problema apresentado, e visou proporcionar a conexão entre as pessoas e os serviços Públicos ofertados pela Prefeitura de Matelândia-PR. A metodologia utilizada foi do tipo observatória, participativa e implementativa. Um desafio significativo em mudar a realidade e trazer os usuários bem como os servidores públicos no mesmo sentido de aceitação de implementação da inovação. Este relato técnico traz a experiência da implementação e dos resultados do aplicativo GEO CIDADÃO, que proporcionou a conexão entre as pessoas e os serviços Públicos ofertados pela Prefeitura de Matelândia, otimizou e tornou mais ágil o serviço público ao cidadão, diminuindo riscos em momentos de pandemia e, desperdício de tempo, bem como gastos com locomoção, e podemos concluir que ela resolveu o problema apresentado, podendo ser aplicada a solução em escala para outros setores e órgãos, considerando suas vantagens já experimentadas.

 

Author Biographies

Fabiane Morello Stella

Formada em Direito, Advogada, pós graduada em Políticas Públicas pela UFPR, pós graduada em Governança Municipal pela Poliscivitas. Especialista em Direito do Consumidor pela UniDomBosco. Membro do conselho de usuários das telefonias por 2 anos. Coordenadora Executiva no Procon Matelândia. Secretária de Ind. Comércio e Desenvolvimento Econômico de Matelândia Pr. Palestrante em direito do Consumidor. Founder Vale d'aventura. MBA em Gestão Pública e Inovação e atualmente exercendo a função de Corregedora Geral na Pref. Matelândia PR.  

Roziane Keila Grando

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (IEL-UNICAMP), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Especialização em Libras pela mesma instituição. Atualmente é professora substituta do Departamento de Letras da Unicentro. Guarapuava (PR).

References

BALBE, Ronald da Silva. Uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública: exemplos no governo federal. Revista do Serviço Público. v. 087, n. 43, p. 940-945, abr./jun. 2010. Disponível em: <https://moodle-nead.unicentro.br/pluginfile.ph p/33929/modlabel/intro/Uso%20de%20tecnologias%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20comunica%C3%A7%C 3%A3o.pdf>. Acesso em 23 de abril de 2022.

CARVALHO, Marly Monteiro de.Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3. ed. (revisada e ampliada). São Paulo, SP: Atlas, 2011.

CARVALHO, Hélio Gomes de; KOLOTELO, Jorge Luciano Gil; CARVALHO, Gustavo Dambiski Gomes de.Elaboração e gerenciamento de projetos. 1. ed. Curitiba, PR: Ed. UTFPR, 2011.

CAVALCANTI, Lucas Daniel da Conceição; estudo dos aplicativos de celular utilizados por consumidores brasileiros em compras durante a pandemia da covid-19. Disponível em: https://unifuturo.edu.br/portal/downloads/Artigo-Lucas-Cavalcanti-versao-final.pdf. Acesso em 30 de outubro de 2022.

COUTO, Ana Brasil.CMMI: integração dos modelos de capacitação e maturidade de sistemas. xiii, 276 p., 2007.

EMMENDOERFER, Magnus Luiz. Inovação e empreendedorismo no setor público. Brasília: ENAP, 2019. Disponível em:<https://repositorio.enap.gov.br/bitstre am/1/4282/1/6Livro_Inova%C3%A7%C3%A3o%20e%20empreendedorismo%20no%20setor%20p%C3%BAblico.pdf>. Acesso em 23 de abril de 2022.

GIDO, Jack; CLEMENTS, James P. (Autor).Gestão de projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KERZNER, Harold.Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. viii, 821

MOLINARI, Leonardo.Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo: Érica, 2010.

MOTTA, Regis da Rocha; CALÔBA, Guilherme Marques.Análise de investimentos:tomada de decisão em projetos industriais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PMI®.PMBOK®: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Quarta. Filadélfia, Pensilvânia: Project Management Institute, Inc., 2008.

PMI®.PMI®: Project Management Institute. 2011.www.pmi.org. Acesso em 20 Jan. 2022.

PRATA (2015). SIG e os Municípios: SIG Municipal, articulação no plano vertical e horizontal: um caso prático. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/17851. Acesso em 15 de dezembro 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986

WOILER, Samsão; MATHIAS, Washington Franco.Projetos: planejamento, elaboração, análise. São Paulo: Atlas, 2008.

Published

10-02-2023