APONTAMENTOS PRELIMINARES SOBRE POLÍTICA, POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A CONSTITUIÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA
Resumen
O presente trabalho é um estudo de cunho teórico e bibliográfico que busca apontar características sobre a política educacional, bem como a política pública da Educação à Distância (EaD) e como elas podem ser utilizadas nas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que toma como base as considerações de Azevedo (1997), Bourdieu (2011 e 2012), Asprella (2013), Kaplan e Napoli (2013), dentre outros. Eles abordam aspectos constitutivos e empíricos da política educacional e a relação com a pesquisa. Ao analisarmos políticas educacionais, políticas públicas, EaD e pesquisa, devemos considerar o contexto da formulação e da implementação. Além dos aspectos constitutivos no âmbito legal e ideológico, pilares para o entendimento no campo da materialização.
Citas
ASPRELLA, G. La interpelación de lo cotidiano a las políticas educativas (políticas educativas, reformas y vida escolar cotidiana). In: TELLO, C. (coord. y compilador). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
AZEVEDO, J.M.L. de. Uma proposta analítica para a política educacional no espaço de interseção das abordagens. In: AZEVEDO, J.M.L. Educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 6 ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2012.
BOURDIEU, Pierre. A génese dos conceitos de habitus e de campo. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
BOURDIEU, P. Espaço social e espaço simbólico. In: Razões práticas. Campinas: Papirus, 2011.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. Livro 1. Fundamentos de uma teoria da violência simbólica. In: A reprodução. Petrópolis: Vozes, 2012.
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BRASIL. Decreto n° 5.800 de 2006. Dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil. Brasília, 2006. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Dec_5800_2006_06_08.pdf Acesso em: 7 jun. 2020.
CARVALHO, Karine Fernandes de. Os conceitos de habitus e campo na teoria de Pierre Bourdieu. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, 2017.
considerações teórico-metodológicas.
COSTA, Maria Luisa Furlan. Políticas públicas para o ensino superior à distância
e a implementação do sistema Universidade Aberta do Brasil no estado do Paraná. 2010. 186 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) UNESP – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo. 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/101568/costa_mlf_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso 04 jun. 2021.
KAPLAN, C.V.; NAPOLI, P. di. La categoria de capital cultural em Pierre Bourdieu para el análisis de políticas y las prácticas educativas. In: TELLO, C. (coord. y compilador). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
KRAWCZYK. Nora. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, n.12, p.03-11, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.jpe.ufpr.br/n12_1.pdf> Acesso 05 maio. 2021.
LAHIRE, Bernard. CAMPO. In: Vocabulário Bourdieu, CATANI, Afrânio Mendes (Org.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
LEAL, Marcello Guimarães. Indicadores para a formação de pedagogos na educação à distância. 2012. Tese, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/9689/1/Marcello%20Guimaraes%20Leal.pdf Acesso em: 20 maio. 2021.
LOBO, Márcia Eunice. Avaliação e regulação da educação à distância no ensino superior brasileiro: um olhar sobre os processos de credenciamento institucional. 2011. Tese, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, São Paulo. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9580/1/Marcia%20Eunice%20Lobo.pdf> Acesso em: 08 mar. 2020.
MAINARDES, J.; FERREIRA, M. dos S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MAINARDES, Jefferson. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v.9, n.1, p.4-16, jan/abr. 2009. Disponível em: http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/240/ARTIGO_An%C3%A1lisePoliticasEducacionais.pdf?sequence=1 Acesso em: 03. mai. 2020.
MELLO, Leonardo, Henrique Santos. Ensino à distância (EAD) sua função enquanto política pública para a democratização do ensino superior. 2019. Dissertação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC/GO, Goiânia. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/4400/2/Leonardo%20Henrique%20Santos%20Mello.pdf> Acesso em: 09 jul. 2020.
MUNDIM, Maria Augusta Peixoto; VERGARA, Leonardo da Costa. Concepções de Estado na pesquisa de políticas educacionais: análise de teses do período 2006-2010. In: Conferência Latino-americana de Estudos Epistemológicos em Políticas Educacionais, 18-20 de agos. 2014, Curitiba. Anais ... Curitiba, 2014. Disponível em: https://www.relepe.org/index.php/biblioteca-tematica/87-biblioteca-tematica/problematicas-y-limitaciones-en-el-desarrollo-investigativo-en-politica-educativa Acesso em: 05 jun. 2021.
PIMENTEL, Nara. Políticas públicas de educação à distância. In: Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação à Distância. MILL, Daniel (Org.), Campinas, São Paulo: Papirus, 2018.
RIZVI, F.; LINGARD, B. Análisis de políticas educativas em un mundo globalizado. In: RIZVI, F.; LINGARD, B. Políticas educativas em un mundo globalizado. Madrid: Morata, 2013.
RIZVI, F.; LINGARD, B. Concepto de política educativa. In: RIZVI, F.; LINGARD, B. Políticas educativas em un mundo globalizado. Madrid: Morata, 2013.
MARAFANTE SÁ, Georgina. Educação à Distância em Instituições de Ensino Superior Federais: aproximações e distanciamentos para a institucionalização. 2015. Dissertação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17378/1/Dissertacao_Georgina_Marafante_Sa_2015_EDUMATEC.pdf Acesso em: 13 jul. 2021.
SANTOS, Mario Dolizete Mugnol. A constituição do campo da educação superior à distância no Brasil (1996-2010). 2013. Tese, Universidade de Campinas, UNICAMP, Campinas. Dísponivel em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/281030/1/Mugnol_Marcio_D.pdf Acesso em: 01 jun. 2020.
SILVA, Valéria Andrade; RUSSO, Miguel Henrique. Fundamentos epistemológicos da pesquisa em política educacional. In: II Conferência Latino-americana de Estudos Epistemológicos em Políticas Educacionais, 18- 20 agos. 2014, Curitiba. Anais. Curitiba, 2014. Disponível em: https://www.relepe.org/index.php/biblioteca-tematica/89-biblioteca-tematica/metodologias-para-el-analisis-y-la-investigacion-en-politicas-educativas Acesso em: 03 jun. 2021.
STREMEL, Silvana. Fontes para o estudo da constituição do campo da política educacional no Brasil.I Jornadas Latinoamericanas de estudios epistemológicos en Política Educativa, Buenos Aires, Argentina,15/16 de nov. de 2012. Disponível em: https://www.relepe.org/index.php/biblioteca-tematica/90-biblioteca-tematica/historia-del-campo-de-la-politica-educativa Acesso em: 04 mai. 2020.
VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida. A EAD nas políticas públicas de formação continuada de professores. 2011. Tese, faculdade de educação – Universidade de Campinas, UNICAMP, Campinas. Disponível em:<http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/251172/1/Vieira_MarceloPustilnikdeAlmeida_D.pdf> Acesso em: 09 nov. 2020.