REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS COLETIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Authors

Abstract

Esta pesquisa reflete sobre como o trabalho em grupo relacionado as metodologias ativas e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser úteis no processo educativo de forma a proporcionar aos estudantes uma formação de qualidade, utilizando a metodologia que privilegia o trabalho em equipe, ainda que estes não possam se dedicar aos estudos de forma integral. O procedimento metodológico é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Salientamos que o trabalho em grupo exige cooperação, isso significa participação efetiva de todos os membros para que a aprendizagem ocorra. As metodologias ativas caracterizam-se pela interação em grupo que também podem ser complementadas com o uso das TIC.

Author Biographies

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig, Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação da Universidade do Oeste Paulista - Faclepp/UNOESTE. Professora nos cursos de Licenciatura em Música e Pedagogia (modalidade a Distância)

Possui Graduação em Música (UEL), Especializaçõa em Arte- Educação (SOET) mestrado e doutorado em Educação pela Univesidade Estadual de Maringá (UEM).

Taissa Vieira Lozano Burci, Doutoranda em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista da Capes/Cnpq.

Possui Graduação em Pedagogia (UEM), Especialização em Educação Especial (UEM) e Mestrado em Educação (UEM). 

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Professora da rede municipal de Umuarama - Paraná.

Possui Graduação em Letras - Português/Inglês (FGU). Especialização em Metodologias e Técnicas de Ensino (UTFPR).  Especialização em História, Arte e Cultura. (UEPG). Mestranda em Educação (UEM).

Silvia Eliane de Oliveira Basso, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus de Umuarama, PR.

Possui Graduação em História (Unipar). Graduação em Pedagogia (UEM). Especialização em História do Mundo Contemporâneo (Unipar). Mestrado em Educação (UEM). Doutoranda em Educação (UEM).

References

FERNANDES, Tassiana. SALVAGO, Blanca Martin. Aprimoramento do processo ensino-aprendizagem na EaD: uma perspectiva dos estudos em educomunicação. IN: Anais do XXII CIAED, Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Águas de Lindóia, SP, 2016. p. 1-8.

FREIRE, Madalena. Educador. 4º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

RIBEIRO, Luis R. de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino superior. São Carlos: EDUFSCar, 2010.

SWEET, Michael; MICHAELSEN, Larry K. Critical Thinking and Engagement. In: SWEET, Michael; MICHAELSEN, Larry K. Team-Based Learning in the Social Sciences and Humanities. Sterling, Virginia: Stylus, 2012.

Published

02-03-2020