INTELIGÊNCIA SUSTENTÁVEL: AGENDA 2030 PARA ACADÊMICOS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ
Resumo
Este relato de experiência apresenta o Inteligência Sustentável, curso online criado no formato MOOC (Massive Online Open Course) e tendo como público-alvo os acadêmicos das sete Universidades Estaduais do Paraná. O projeto promoveu a sua primeira oferta no ano de 2022. O texto apresenta a concepção da formação, o contexto da temática no Estado, as parcerias estabelecidas, os resultados obtidos e reflexões sobre a divulgação e engajamento dos participantes em relação à Agenda 2030. Outro viés é a relação da iniciativa com o ODS 4, no que diz respeito à educação inclusiva, que é impulsionada em iniciativas de educação aberta. Com a implementação deste projeto, busca-se fortalecer a conscientização sobre os desafios e objetivos da Agenda 2030, capacitando os estudantes para se tornarem agentes de mudança, preparados para enfrentar os problemas globais e contribuir para um futuro mais sustentável.Referências
BARREIRO, Rommulo Mendes Carvalho. Um Breve Panorama sobre o Design Instrucional. EaD em Foco. v. 6, n. 2. p. 62-75, 2016. Disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/375/187. Acesso em
BASTOS, R. C.; BIAGIOTTI, B. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-9, 2014. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50333 . Acesso em: 08 abr. 2022.
FLORES, S.; FASSBINDER, M.; BARBOSA, E. Um estudo sobre Evasão nos MOOCs da Escola Virtual. Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. 2020.
FORNO, J. P.; KNOLL, G. F. Os MOOCS no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 3, p. 178-194, set./dez., 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2705. Acesso em: 08 abr. 2022.
KNUPPEL, M. A. C.; HORST, S. J. H.; GALVÃO, G.; SILVA, J. A. P.. MOOCs e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma experiência para a aprendizagem ao longo da vida. Anais do CIET:EnPET e CIESUD:ESUD. Universidade Federal de São Carlos. 2022.
LICON. Plataforma de Livre Conhecimento. Instituições Parceiras; Parceria Unicentro, UVPR, Seti e YAH. Inteligência Sustentável. 2022. Disponível em: https://licon.unicentro.br/. Acesso em: 25 abr. 2023.
MATTAR, J. Aprendizagens em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital Tec-cogs, São Paulo, v.18, n.7. p. 20-40, jan-jun. 2013. https://revistas.pucsp.br/teccogs/article/view/52846/0. Acesso em: 07 abr. 2022.
OECD (2021). A territorial approach to the Sustainable Development Goals in Paraná, Brazil. OECD Regional Development Papers. No. 17. OECD Publishing. Paris. https://doi.org/10.1787/a24b52a5-en
ONU (2016). Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf . Acesso em: 24/05/2023.