A EDUCAÇÃO DIGITAL EM SALA DE AULA: O IMPACTO NO APRENDIZADO DOS EDUCANDOS EM UM CONTEXTO DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da educação digital no aprendizado dos educandos em um contexto de desigualdade educacional. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Foi abordada a identificação na aplicabilidade da educação digital como estratégia para apurar eventual redução (ou aumento) das desigualdades educacionais. Os resultados apontaram que as legislações estão acompanhando as mudanças da sociedade e legitimando o uso das tecnologias digitais na área da educação, bem como evidenciaram que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática pedagógica contribui para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico, significativo e colaborativo. Todavia, as desigualdades educacionais existentes no Brasil impedem que a educação digital chegue a todos os estudantes.

 

Palavras-chave: Desigualdades educacionais. Educação digital. Ensino-aprendizagem. Práticas pedagógicas. TDIC.

 

 

Biografia do Autor

Josiane Souza Pires Lima, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (Uesb). Licenciada em Letras e Pedagogia. Estudante do Curso de Especialização em Educação Digital (UNEB). Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Malhada de Pedras - Ba.

Andréa da Costa Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal do Amazonas.  Pós-graduanda em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. 

Angélica dos Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Direito/Processo do Trabalho pela Universidade Salvador (UNIFACS). Estudante do Curso de Especialização em Educação Digital (UNEB). Professora de Língua Portuguesa e Redação da Educação Básica em São Sebastião do Passé, vinculada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Brasil.

Ivaneide Varela da Costa Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Formada em professora do Ensino Fundamental I pelo Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS) no Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduanda em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Ensino Fundamental na Educação Básica.

Miriam Santos do Rosário, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Estudante do Curso de Especialização em Educação Digital (UNEB). Formação continuada dos anos finais pela (UEFS). Professora do ensino fundamental na Educação Básica na cidade de Santo Antônio de Jesus, BA. Brasil. 

Hércules Santos Andrade, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Professor Orientador da Especialização em Educação Digital (Uneb). Salvador-BA.

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Publicado

10-02-2023