GOVERNANÇA PÚBLICA E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE ÍNDICES DE DESEMPENHO MUNICIPAL

Autores

  • Thiago Antonio Beuron Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-7254-9145
  • Rafael Henrique Mainardes Ferreira Docente do MBA em Gestão Pública e Inovação da UNICENTRO.
  • Marcel Luciano Klozovski Docente do Departamento de Administração da UNICENTRO, Guarapuava - PR.

Resumo

PUBLIC GOVERNANCE AND EDUCATION: AN APPROACH BASED ON MUNICIPAL PERFORMANCE INDICES

A partir do quadro teórico sobre governança e da análise do Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), foi conduzido um estudo de caso no município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, para identificar as possibilidades de melhoria nos indicadores, com ênfase na área da educação. O protocolo de coleta de dados do estudo de caso, considerou múltiplas fontes de evidências (sites, documentos e entrevista focalizada com a gestão), valendo-se de análise qualitativa e quantitativa para interpretação dos resultados. A partir das reflexões iniciais, procedeu-se a análise dos resultados do ICM-CFA nas dimensões Finanças, Gestão e Desempenho. Após observar a evolução dos números e metas do munícipio, foram aplicadas as ferramentas Displaced Ideal e TOPSIS nas três dimensões e itens originais propostos pelo IGM-CFA. O ranking gerado permitiu analisar a ordem de importância das variáveis para a composição do índice. Posteriormente realizou-se uma entrevista com a Secretária de Educação para interpretar o cenário e os resultados do ranqueamento, especialmente no que diz respeito aos indicadores relativos à Educação (cobertura creche, distorção idade-série, IDEB 5ºano, IDEB 9º ano, abandono escolar). Mesmo reconhecendo a limitação do uso do índice escolhido e no método proposto, esse trabalho avança na compreensão das políticas públicas municipais de gestão e governança no campo educacional. Por meio das dimensões abordadas, são apontados os limites e potencialidades possíveis de serem extrapoladas para outros contextos.

Biografia do Autor

Thiago Antonio Beuron, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto, área Administração. Docente Permanente no Programa de Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (PPGA - Unipampa), Campus Santana do Livramento. Foi Diretor do Campus de Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) (Gestão 2017-2020). Possui Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA - UFSM (2016), participou do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior - PSDE, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - FEUC, Portugal (2015). É Mestre em Administração pelo PPGA - UFSM (2012). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PR (2009). Tem experiência na área de Administração, ênfase em Gestão Organizacional e Sustentabilidade. Participa dos grupos de pesquisa: Administração e Sustentabilidade Ambiental (UNIPAMPA); Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa (UNIPAMPA). Assessor editorial e revisor de periódicos na área. Registro CFA/CRA RS-050560/O. Site: https://www.thiagobeuron.org/ 

Rafael Henrique Mainardes Ferreira, Docente do MBA em Gestão Pública e Inovação da UNICENTRO.

Docente do MBA em Gestão Pública e Inovação da UNICENTRO. Doutorado em andamento em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Engenharia de Produção pela UTFPR. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR. Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento pela UNICENTRO. Bacharel em Administração pela Faculdades Santa Amélia (SECAL).

Marcel Luciano Klozovski, Docente do Departamento de Administração da UNICENTRO, Guarapuava - PR.

Docente do Departamento de Administração da UNICENTRO, Guarapuava - PR. Doutor em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista pela ESAP de Londrina com ênfase em Administração Financeira. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Ciências Contábeis pela Unicesumar - Maringá.

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Publicado

13-01-2022